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Tipo: Dissertação
Título: GAMIFICAÇÃO, INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS E O ENSINO DE QUÍMICA: DA REVISÃO DE LITERATURA À APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Autor(es): NUDSON SOUZA SANTOS
Primeiro orientador: Daniele Correia
Resumo: É crescente o número de pesquisas na área de ensino de ciências que relatam as potencialidades das metodologias ativas, em particular Instrução pelo Colegas (IpC) e Gamificação, na transformação dos processos de ensinar e aprender em sala de aula, bem como no desenvolvimento de habilidades como engajamento dos estudos, trabalho em equipe, aprendizagem colaborativa, pensamento rápido e crítico, protagonismo, cooperação, competição e aprendizado a partir dos erros. Nesta direção, o presente trabalho foi estruturado no formato de dois artigos científicos: Artigo 1 – Ensino de Ciências e as metodologias ativas gamificação e instrução pelos colegas: uma revisão sistemática de literatura. O objetivo foi mapear as principais características das pesquisas que relacionam as metodologias ativas gamificação e/ou IpC e o ensino de Ciências. Com base nos resultados, constatamos que há carência de estudos que relatem resultados de pesquisa a partir da implementação de atividades envolvendo metodologias ativas gamificadas e de IpC, de modo que, possam ser compreendidas as potencialidades e limitações de sua inserção no ensino de Química, Física, Biologia, Matemática e Ciências; Artigo 2 – Química das plantas medicinais: uma sequência didática envolvendo gamificação associada à Instrução pelos Colegas. O objetivo foi investigar as contribuições da sequência didática gamificada para a aprendizagem de funções orgânicas e das propriedades de plantas medicinais, por parte de estudantes do segundo ano do Ensino Médio. A partir dos resultados, podemos afirmar que houve evolução na aprendizagem das propriedades das plantas medicinais, seus princípios ativos e funções orgânicas presentes. Ademais, a metodologia gamificada aliada à IpC permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências como o engajamento dos discentes, trabalho em equipe, cooperação para atingir objetivos em comum, competição e curiosidade sobre a temática. Neste sentido, acreditamos que os artigos contribuem para o avanço das pesquisas na área do ensino de Química, expõe as limitações de cada metodologia utilizada e possibilita que outros pesquisadores e professores possam usufruir dos resultados obtidos neste trabalho. Também destacamos as contribuições para a transformação do comportamento dos estudantes frente ao uso de metodologias ativas, tornando-os proativos, com espírito cooperativo e mais interessados pelas aulas. Palavras-chave: Gamificação. Instrução pelos Colegas. Ensino de Química. Plantas Medicinais. Funções Orgânicas.
Abstract: There is an increasing number of research in the field of science teaching the report the potentialities of active methodologies, in particular IpC and gamification, in the transformation of teaching and learning processes in the classroom, as well as developing skills such as study engagement, teamwork, collaborative learning, rapid and critical thinking, protagonism, cooperation, competition and learning from errors. In this direction, the present work was structured in the form of two scientific articles: Article 1: Teaching of science and active methodologies, gamification and instruction by colleagues: a review. The objective was to map the main characteristics of research that relates the active gamification and/or IpC methodologies and the science teaching. Based on the results, we found that there is a lack of studies reporting research results based on the implementation of activities involving active methodologies gamification and IpC, so that the potentialities and limitations of its insertion in the teaching of chemistry, physics, biology, mathematics and sciences can be understood. Article 2: Chemistry of medicinal plants: a didactic sequence gamified and allied with instruction by colleagues. The main objective was investigating the gamified learning of organic functions and properties of medicinal plants by students of the second year of public education. According to the results, we can affirm that there was evolution in the learning of the properties of medicinal plants, their active principles and organic functions. Moreover, the gamified methodology combined with the IpC allowed the development of skills and competencies such as student engagement, teamwork, cooperation to achieve the common objectives, competition and curiosity on the subject. In this sense, we believe that the articles contribute to the advancement of research in the area of chemistry teaching, exposes the limitations of each methodology used and allows other researchers and teachers to enjoy the results in this research. We also highlight the contributions to the transformation of students’ behavior in the face of the use of active methodologies, making the proactive, with a cooperative spirit and more interests in the classes. Keywords: Gamification. Instruction by Colleagues. Chemistry teaching. Medicinal plants. Organic functions.
Palavras-chave: Gamificação. Instrução pelos Colegas. Ensino de Química. Plantas Medicinais. Funções Orgânicas.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8077
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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