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Tipo: Dissertação
Título: Educação em Rolim de Moura: das iniciativas privadas às ações públicas (1975-1983)
Autor(es): Carneiro, Neri de Paula
Primeiro orientador: Brito, Silvia Helena Andrade de
Abstract: Este trabalho analisa a implantação da educação escolar em Rolim de Moura/RO, no período 1975/1983. O objetivo geral é analisar as políticas públicas, as exigências e os conflitos sócioeconômicos que estiveram presentes no processo de instalação das primeiras instituições escolares naquela cidade, no momento histórico da instalação do município. Além disto, investiga o processo migratório referente a Rondônia e particularmente Rolim de Moura, nesse período, verificando em que medida a mobilização local interferiu para a implantação de instituições escolares naquela cidade. Para atingir estes objetivos, foi imprescindível o entendimento das categorias Estado, política pública e política educacional, bem como a análise de como uma dada forma de Estado materializou suas iniciativas, em termos de políticas públicas e, em particular, em termos de política educacional, numa região do país (Rolim de Moura-RO). É mostrado, também, o relevante papel desempenhado pela iniciativa dos moradores da região no rumo tomado pelo processo de colonização e, no seu interior, da instalação das escolas. Para tal, o trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa documental, material bibliográfico e entrevistas sobre a instalação das primeiras escolas na cidade de Rolim de Moura, sobre as políticas que o Estado brasileiro manteve, não só para o conjunto da nação, como para a região amazônica (incluindo Rondônia) e, de modo particular em Rolim de Moura, podendo com isso entender a região inter-relacionada com a nação e a sociedade capitalista como um todo, nesse momento histórico. Neste sentido, a afirmação central do trabalho é que embora o poder público, por meio do INCRA, mantivesse uma política de instalação de instituições escolares, no caso específico de Rolim de Moura-RO, isso só aconteceu a partir da mobilização dos moradores da localidade.
This work analyses the introduction of education in Rolim de Moura/RO, in the period of 1975-1983. The general aim is to analyze the public policies, the demands and the socialeconomic conflicts that were present in the process of installation of the city. Besides, it investigates the migratory process related to Rondônia and specifically Rolim de Moura, in this period, checking out to what extent local mobilization interfered for the introduction of schooling institutions in that city. In order to achieve these goals, it was essential to understand the categories state, public policies and educational policy, as well as the analysis of how a certain type of state has materialized its initiatives, in the way of public policies and, particularly in the way of educational policy, in a region of the country (Rolim de Moura- RO). It also presents the relevant role fulfilled by the initiative of the residents of the region in the direction taken by the colonization process and, inside it, the installation of the schools. Thus, the work was developed based on a documentary research, bibliographic material and interviews about the installation of the first schools in the city of Rolim de Moura, about the policies that the Brazilian government held, not only for all the nation, but also for the Amazon region (including Rondônia) and, particularly Rolim de Moura, making it possible to understand the region interrelated to the nation and the capitalist society as a whole, in this historic moment. Therefore, the central affirmation of this work is that although the public power, through INCRA, did keep a policy of installation of schooling institutions, specifically in Rolim de Moura, this did not happen until the mobilization of the residents of the town.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Política Educacional
Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/796
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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