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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de História nas séries iniciais do Ensino de primeiro grau na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado (1977-2002)
Autor(es): Cardoso, Maria Angélica
Abstract: Esta dissertação tem por objeto de estudo o Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino de Primeiro Grau. Para apreensão do tema, buscou-se reconstituir historicamente – 1977 a 2002 – o ensino de História ministrado na Escola Estadual Maria Constança, em Campo Grande, MS, com o objetivo de verificar a natureza das diferenças entre a História escolar e a História acadêmica e de detectar a ação da cultura escolar na seleção e organização de seus conteúdos. Duas dimensões direcionaram o objeto de pesquisa: como se desenvolveu a disciplina escolar História? Como a cultura escolar processou a seleção de conteúdos impostos à escola? O estudo se baseou nas seguintes fontes: entrevistas semi-estruturadas com ex-professores, depoimentos e questionário aplicado aos ex-alunos; os documentos constantes no arquivo da Escola, o Relatório do Primeiro Seminário sobre o Ensino de Geografia e de História no Mato Grosso do Sul; a legislação pertinente; e o Projeto Político-Pedagógico da Escola. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que as práticas escolares de História obedeciam a fatores externos, como a legislação, o currículo e as propostas curriculares e que os professores, na sua instituição escolar, viviam um conjunto de modos de ser, pensar e agir, sedimentado ao longo do tempo e que, de certa forma, revelava um desencontro com a cultura dos gestores e administradores. Esses fatores internos revelaram o papel da cultura escolar na seleção dos conteúdos de História. A pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq.
This theses has as object the teaching of History on the first grades of Elementary School. To apreehend the theme we reconstructed the teaching of History in a government school, Escola Maria Constança Barros Machado, situated in Campo Grande – MS, from 1977 to 2002, aiming to find out the nature of the differences between the History taught at schools and the academic History and also aiming to detect the role the school culture plays in the selection and organization of the contents. Two dimensions directed towards the object of this research: How was the school subject History developed? How the school culture processed the selection of the imposed contents on the schools. The study was based on the following sources: semi-structured interviews with former teachers, statements and a questionnaire applied to former students, the documents of the school files, the report of the First Seminar on Geography and History Teaching in Mato Grosso do Sul, the relevant legislation and Political – Pedagogical Project of the school. According to the results it was possible to verify that the school practices of the subject History obey external factors like legislation, curriculum and curriculum proposals and that the teachers, in their schools, used to live their way of lives, their way of acting and thinking, which were built along the years and that, in anyway, revealed the role the school culture plays in the History contents selection. This research was sponsered by Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq.
Palavras-chave: Cultura Escolar
História - educação
Ensino Fundamental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/782
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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