Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7527
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO DOCUMENTAL DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UFMS.
Autor(es): IZABELLA KRISCINY FERREIRA ROZA DIAS
Primeiro orientador: VALDECI LUIZ FONTOURA DOS SANTOS
Resumo: Esse artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objeto a presença da Pedagogia Hospitalar como disciplina nas matrizes curriculares dos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Tomando por base de produção de dados os Projetos Pedagógicos dos doze cursos de seis unidades disponíveis no Sistema Acadêmico (SISCAD). Tendo como objeto de estudo a presença da pedagogia hospitalar nos componentes curriculares, através de uma pesquisa documental. Na aba Cursos foi possível perceber que em nenhum dos cursos tem a presença da disciplina de Pedagogia Hospitalar. Diante disso é possível concluir que a oferta de cursos de capacitação para professores nessa área não é o bastante, é preciso oferecer essa formação ainda na graduação como pré-requisito, contribuindo para uma pedagogia humanizadora e para uma educação de qualidade e equidade para crianças e adolescentes que necessitam do atendimento hospitalar ou domiciliar.
Abstract: This article presents the results of a research that had as its object the presence of Hospital Pedagogy as a discipline in the curricular matrices of the Pedagogy Courses of the Federal University of Mato Grosso do Sul – UFMS. Based on the production of data, the Pedagogical Projects of the twelve courses of six units available in the Academic System (SISCAD). Having as object of study the presence of hospital pedagogy in the curricular components, through a documentary research. In the Courses tab, it was possible to notice that none of the courses has the presence of the discipline of Hospital Pedagogy. In view of this, it is possible to conclude that the offer of training courses for teachers in this area is not enough, it is necessary to offer this training while still in graduation as a prerequisite, contributing to a humanizing pedagogy and to a quality and equity education for children and adolescents who need hospital or home care.
Palavras-chave: Matrizes curriculares
Componentes curriculares
Pedagogia Hospitalar.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7527
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8639.pdf241,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.