Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIZABELLA KRISCINY FERREIRA ROZA DIAS-
dc.date.accessioned2023-12-01T10:53:29Z-
dc.date.available2023-12-01T10:53:29Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7527-
dc.description.abstractThis article presents the results of a research that had as its object the presence of Hospital Pedagogy as a discipline in the curricular matrices of the Pedagogy Courses of the Federal University of Mato Grosso do Sul – UFMS. Based on the production of data, the Pedagogical Projects of the twelve courses of six units available in the Academic System (SISCAD). Having as object of study the presence of hospital pedagogy in the curricular components, through a documentary research. In the Courses tab, it was possible to notice that none of the courses has the presence of the discipline of Hospital Pedagogy. In view of this, it is possible to conclude that the offer of training courses for teachers in this area is not enough, it is necessary to offer this training while still in graduation as a prerequisite, contributing to a humanizing pedagogy and to a quality and equity education for children and adolescents who need hospital or home care.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatrizes curriculares-
dc.subjectComponentes curriculares-
dc.subjectPedagogia Hospitalar.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titlePEDAGOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO DOCUMENTAL DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UFMS.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VALDECI LUIZ FONTOURA DOS SANTOS-
dc.description.resumoEsse artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objeto a presença da Pedagogia Hospitalar como disciplina nas matrizes curriculares dos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Tomando por base de produção de dados os Projetos Pedagógicos dos doze cursos de seis unidades disponíveis no Sistema Acadêmico (SISCAD). Tendo como objeto de estudo a presença da pedagogia hospitalar nos componentes curriculares, através de uma pesquisa documental. Na aba Cursos foi possível perceber que em nenhum dos cursos tem a presença da disciplina de Pedagogia Hospitalar. Diante disso é possível concluir que a oferta de cursos de capacitação para professores nessa área não é o bastante, é preciso oferecer essa formação ainda na graduação como pré-requisito, contribuindo para uma pedagogia humanizadora e para uma educação de qualidade e equidade para crianças e adolescentes que necessitam do atendimento hospitalar ou domiciliar.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8639.pdf241,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.