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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo de registros de representação semiótica na aprendizagem dos conceitos de máximos e mínimos de funções
Autor(es): Silva, José Roberto Damasceno da
Abstract: Esta é uma pesquisa de caráter diagnóstico, que tem como objetivo investigar o conhecimento de alunos, que já passaram por um curso de Cálculo Diferencial e Integral, sobre os conceitos de Máximos e Mínimos de Funções, à luz da Teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval. Os dados experimentais foram obtidos pela aplicação de um teste. As análises são qualitativas e quantitativas. Como conclusão, destaca-se: as dificuldades dos alunos em reconhecer os vários sistemas de registros de representação dos conceitos de Máximos e Mínimos de Funções de uma variável. Como conseqüência disso, a não habilidade de efetuar conversões entre os sistemas de registros, bem como os tratamentos relacionados a eles. No caso das conversões, partindo-se de um sistema de registro gráfico e chegando-se a um sistema de registro simbólico ou em linguagem natural e vice-versa. E, finalmente, a não habilidade dos alunos em coordená-los para solucionar problemas de otimização. A pesquisa mostra indícios de práticas pedagógicas que privilegiam o enfoque procedimental em detrimento da compreensão conceitual.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem
Cálculo Diferencial e Integral
Funções de uma Variável Complexa
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/739
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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