Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7345
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A inclusão e o autismo no ambiente escolar |
Autor(es): | Santos, Jaqueline Adriane Ferreira dos |
Primeiro orientador: | Marino Filho, Armando |
Resumo: | A inclusão no ambiente escolar é um tema de extrema relevância na atualidade devido às suas consequências positivas e aos benefícios que trouxe para os alunos com autismo. Portanto, a realização desta revisão bibliográfica se justificou pela necessidade de compreender e evidenciar os impactos positivos que a inclusão poderia ter no desenvolvimento e na aprendizagem desses estudantes. O objetivo deste artigo foi analisar os principais desafios e estratégias relacionadas à inclusão do aluno autista no ambiente escolar. A metodologia utilizada consistiu em analisar a literatura científica disponível sobre os benefícios e desafios da inclusão do aluno autista no ambiente escolar a partir de uma revisão sistemática da literatura, que compreendeu a busca e seleção de artigos relevantes nos principais bancos de dados acadêmicos. Foram considerados critérios de inclusão para a seleção dos estudos, como a abordagem do autismo no contexto escolar, a disponibilidade de dados empíricos e a atualidade dos artigos. Com isso, foi possível identificar as melhores práticas e estratégias que promoveram a inclusão efetiva e o desenvolvimento pleno dos estudantes com autismo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Sendo assim, o presente estudo evidenciou que a inclusão da criança autista na escola possibilitou o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, promovendo a interação social e a convivência entre os alunos com e sem autismo. No entanto, enfrentou desafios como a falta de preparo dos educadores para lidar com as necessidades específicas dos alunos com TEA e a adaptação do currículo e das práticas pedagógicas. É importante a parceria entre a escola e as famílias dos alunos, além da adoção de estratégias efetivas baseadas em evidências científicas e avaliações periódicas para garantir a inclusão e o desenvolvimento pleno dos estudantes com autismo. |
Palavras-chave: | Ambiente Escolar Autismo Inclusão |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7345 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
4859.pdf | 166,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.