Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7314
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância do Atendimento Educacional Especializado em uma escola no municípiode Brasilândia-MS:A Perspectiva dos professores |
Autor(es): | ALINE VITÓRIA DA CRUZ TELLES |
Primeiro orientador: | JOSE EDUARDO DE OLIVEIRA EVANGELISTA LANUTI |
Resumo: | Este trabalho buscou responder a seguinte pergunta: como uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Brasilândia/MS desenvolve o Atendimento Educacional Especializado? Teve como objetivo geral analisar se o AEE desenvolvido em uma escola da rede municipal segue as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva PNEEPEI (BRASIL, 2008). A pesquisa desenvolvida teve abordagem qualitativa e como participantes deste estudo foram definidos uma professora do AEE e duas professoras da sala comum. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário e depois uma entrevista estruturada para que alguns pontos fossem melhores esclarecidos. Com base nos resultados analisados, foi possível analisar que o atendimento ofertado nesta escola poderia trazer melhores resultados no desenvolvimento do aluno se existisse apoio da família, apoio este previsto na PNEEPEI (BRASIL, 2008). Palavras-chave: Inclusão, Atendimento Educacional Especializado, Ensino |
Abstract: | This work sought to answer the following question: how does a school in the municipal education network in the city of Brasilândia/MS develop Specialized Educational Assistance? Its general objective was to analyze whether the AEE developed in a municipal school follows the guidelines of the National Policy for Special Education from the Perspective of Inclusive Education PNEEPEI (BRASIL, 2008). The research developed had a qualitative approach and the participants in this study were defined as one AEE teacher and two teachers from the common room. As a data collection instrument, a questionnaire was used and then a structured interview so that some points could be better clarified. Based on the results analyzed, it was possible to analyze that the service offered at this school could bring better results in the student's development if there was support, collaboration and partnership from the AEE teacher and the regular classroom, support provided for in PNEEPEI (BRASIL, 2008 ). Keywords: Inclusion,Specialized Educational Service,Teaching. |
Palavras-chave: | Inclusão Atendimento Educacional Especializado Ensino. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7314 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
5787.pdf | 803,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.