Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7171
Tipo: Dissertação
Título: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS POR MEIO DE MAPAS MENTAIS
Autor(es): Luísa de Carvalho Jurka
Primeiro orientador: Airton José Vinholi Júnior
Resumo: Como o ambiente escolar reflete os desafios da sociedade atual, pode-se dizer que um dos entraves para alcançar a consciência socioambiental dos jovens do Ensino Médio é a perda de valores com os quais percebem e atuam sobre as problemáticas ambientais que envolvem violação de direitos humanos. Desse modo, se faz interessante a investigação sobre valores, como liberdade, solidariedade e justiça, que contribuem ou não para formar as representações com que estes estudantes constituem, no nível simbólico, tais questões. Mais especificamente, as questões atuais do contexto brasileiro que envolvem conflitos socioambientais, em que a degradação do meio ambiente se atrela em conflitos de interesse sobre o uso de recursos naturais entre diferentes grupos sociais. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar o conteúdo do diálogo e das representações de estudantes do 2º ano do Ensino Médio, de um contexto urbano, quando questionados sobre conflitos socioambientais. Para tanto, a pesquisa utilizou como marco teórico epistemológico a Educação Ambiental Emancipatória e como referencial didático a Conscientização de Paulo Freire. Já os referenciais metodológicos abarcam a Análise de Conteúdo Categorial de Bardin, para a investigação de diálogos coletados em dinâmicas de grupo focal, e a interpretação de mapas mentais pela Metodologia Kozel. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola municipal de Ensino Médio do município de Contagem, em Minas Gerais. A intervenção em ambiente escolar contou com a proposta de construção de mapas mentais antes e depois de uma dinâmica de grupo focal sobre o tema conflitos socioambientais. Tanto as análises dos mapas mentais quanto dos discursos orais apontam para um número relativamente pequeno de estudantes capazes de integrar diferentes aspectos para construir uma representação complexa das causalidades e das consequências dos conflitos socioambientais. Além disso, foi possível inferir sobre os valores que sustentam o discurso dos estudantes sobre a temática e os valores que eles atribuem a outros sujeitos sociais. Ainda que o grupo de participantes da pesquisa represente um contexto específico, defende-se que a investigação acerca dos valores humanos e da percepção de outros sujeitos que os estudantes trazem para o ambiente educativo seja uma estratégia para interlocução entre a Educação em Direitos Humanos e a Educação Ambiental.
Abstract: As the school conditions reflect the challenges of today's society, one of the obstacles to achieving socio-environmental awareness of high school students is the overlooking of values with which they perceive and act on environmental issues that involve violation of human rights. In this way, it’s interesting to investigate values such as freedom, solidarity and justice, which may contribute to form the representations constituted by these students, at the symbolic level, about such issues. More specifically, the current issues in the Brazilian context that involve socio-environmental conflicts, in which the degradation of the environment is linked to conflicts of interest regarding the use of natural resources between different social groups. The objective of this research work was to analyze the content of the dialogue and representations of students in the 2nd year of high school, in an urban context, when asked about socio-environmental conflicts. Therefore, the research uses Emancipatory Environmental Education as an epistemological theory and Paulo Freire's Pedagogy as a didactic reference. The methodological references include Bardin's Categorical Content Analysis, for the investigation of dialogues collected in focus group dynamics, and the interpretation of mental maps using the Kozel Methodology. The field research happened in a municipal high school in Contagem, Minas Gerais. The intervention in the school included the proposal to build mental maps before and after a focus group dynamics, which theme was Brazilian socio-environmental conflicts. Both the analysis of the mental maps and the oral discourse pointed to a relatively small number of students capable of integrating different aspects to build a complex representation of the causes and consequences of socio-environmental conflicts. In addition, it was possible to infer the values that support the students' discourse on the subject and the values they attribute to other social groups. Although the group of research participants represents a specific context, it is argued that the investigation about human values and the perception of others, that students bring to the educational environment, is a strategy for the interchange between Education in Human Rights and the Environmental Education.
Palavras-chave: Educação ambiental emancipatória, Conflitos socioambientais, Mapas mentais, Metodologia Kozel.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7171
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luísa Jurka - Dissertação após defesa.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.