Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7159
Tipo: Tese
Título: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ESCOLAS MUNICIPAIS DE TRÊS LAGOAS, EM MATO GROSSO DO SUL: DIALOGANDO COM OS CURRÍCULOS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA - 2019-2023
Autor(es): Arlinda Montalvao de Oliveira
Primeiro orientador: Patricia Helena Mirandola Garcia
Resumo: O objetivo da presente pesquisa de doutorado foi analisar a Educação Ambiental na educação básica da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas/MS, a partir da Política Educacional prevista na Lei 9795/99 e dos aportes de uma Educação Ambiental Crítica. O processo de construção do conhecimento e fundamentação teórica foi pautado principalmente nas correntes pedagógicas de Sauvé (2005) e na perspectiva de Educação de Paulo Freire (1981), assim, a Educação Ambiental parte da conscientização do indivíduo para percorrer o processo de mudança, que incide sobre as relações individual e coletiva, e nesse sentido, o indivíduo se relaciona socialmente. Desse modo, são participantes com seus saberes, suas ações e relações com o ambiente, pelo qual são corresponsáveis pelas consequências positivas ou negativas no seu espaço de vivência; juntos percorrem o processo de conscientização e de transformações. A base metodológica qualitativa segue os estudos de Minayo (2007). A análise dos resultados e das Atividades Pedagógicas Complementares de Aprendizagem – APCAs partiram de reflexões teóricas, relatos de experiências, registros, elaboração e interpretação de mapa, gráficos e pranchas ilustrativas dos problemas ambientais identificadas no entorno de cinco escolas selecionadas para o estudo. Os resultados da pesquisa foram que todas as cinco escolas pesquisadas desenvolvem temas voltados para a Educação Ambiental, que contemplaram elementos das paisagens, recursos naturais e questões ambientais distintos da localidade. Algumas informações coletadas através da pesquisa de campo permitiram reconhecer a realidade do educador, suas ações e atividades desenvolvidas fora e dentro do espaço escolar; a relação do educador com o educando; seu conhecimento e abordagens de diferentes questões ambientais; espaço de vivência, cristalização socioambiental através de sua postura e atitudes pertinentes aos problemas ambientais, no processo efetivo de ensino aprendizagem da Educação Ambiental. Percebe-se uma estrutura fragmentada e centrada em conteúdos padronizados por áreas de conhecimentos escolares, que constitui um dos fatores desfavorável para a consolidação da Educação Ambiental nas instituições de ensino público municipal, o que permitiu conhecer e refletir sobre as tendências pedagógicas adotadas no processo de ensino e aprendizagem, utilizadas para trabalhar as questões ambientais nessas comunidades e fomentar algumas possibilidades de ações para a Educação Ambiental dos estudantes e profissionais, em espaços formais de ensino e não formais do município estudado.
Abstract: The objective of this doctoral research was to analyze Environmental Education in basic education in the Municipal Education Network of Três Lagoas/MS, based on the Educational Policy provided for in Law 9795/99 and the contributions of Critical Environmental Education. The process of building knowledge and theoretical foundations was based mainly on the pedagogical currents of Sauvé (2005) and the Education perspective of Paulo Freire (1981), thus, Environmental Education starts from the individual's awareness to go through the process of change, which focuses on individual and collective relationships, and in this sense, the individual relates socially. In this way, they are participants with their knowledge, their actions and relationships with the environment, for which they are co-responsible for the positive or negative consequences in their living space; together they go through the process of awareness and transformation. The qualitative methodological basis follows the studies of Minayo (2007). The analysis of the results and the Complementary Pedagogical Learning Activities – APCAs were based on theoretical reflections, reports of experiences, records, preparation and interpretation of maps, graphs and boards illustrating the environmental problems identified in the surroundings of five schools selected for the study. The results of the research were that all five schools surveyed develop themes focused on Environmental Education, which included elements of landscapes, natural resources and environmental issues distinct from the locality. Some information collected through field research allowed us to recognize the reality of the educator, his actions and activities carried out outside and inside the school space; the relationship between the educator and the student; their knowledge and approaches to different environmental issues; living space, socio-environmental crystallization through their posture and attitudes relevant to environmental problems, in the effective teaching-learning process of Environmental Education. A fragmented structure centered on content standardized by areas of school knowledge can be seen, which constitutes one of the unfavorable factors for the consolidation of Environmental Education in municipal public education institutions, which allowed knowledge and reflection on the pedagogical trends adopted in the process of teaching and learning, used to work on environmental issues in these communities and encourage some possibilities for actions for Environmental Education for students and professionals, in formal and non-formal teaching spaces in the municipality studied.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Políticas Educacionais, Questões Ambientais e Atividades Pedagógicas e Ensino Público.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7159
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE FINAL CORRIGIDO.pdf11,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.