Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/712
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Programa Alfabetização Solidária : política educacional que atende o mercado : a experiência de Mogeiro,PB : 1997-2002 |
Autor(es): | Cardoso, Elizete |
Primeiro orientador: | Arruda, Elcia Esnarriaga de |
Abstract: | A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo geral analisar a implementação do Programa Alfabetização como política educacional que atende as necessidades do mercado. Os objetivos específicos visaram: 1 - relatar a constituição do Programa Comunidade Solidária e Alfabetização Solidária no período de 1997 a 2002; 2 - analisar a implementação do PAS no município de Mogeiro/PB, verificando os impactos na vida dos egressos e no comércio de bens e serviços; 3 - analisar as produções acadêmicas e relatórios de avaliação do PAS. O que se pretendeu investigar foi a produção do programa como resposta às necessidades de uma sociedade produtora de mercadorias. Faz-se um relato do programa, explicando o seu desenvolvimento em âmbito nacional e uma análise da sua implementação em Mogeiro/PB. As informações sobre o seu desenvolvimento foram pesquisadas na documentação oficial. Para análise da implementação em Mogeiro, além dos documentos oficiais, utilizou-se de uma pesquisa realizada com os usuários cadastrados do programa. A análise dos dados permitiu constatar que houve uma acelerada expansão do Programa Alfabetização Solidária, provocando paralelamente à sua implementação uma forte mobilização no setor de comércio de bens e serviços. Os resultados da pesquisa corroboraram a nossa tese de que programas dessa natureza atendem a lógica do mercado. The following research had a general to analyze the implementation of Solidarity Literacy program, was educational policy of the such market. The specific aims had in view: 1 - To relate the constitution of Solidarity community Program and Solidarity Literacy within 1997 to 2002; 2 - To analyze the implementation of “PAS” in Mogeiro-PB, checking the impacts on lives, and goods and services market; 3 - To analyze the academic production and evaluation reports of PAS. What was intended to investigate was the program production, as a reply to the goods producing society. A program report is done, explaining its national development, and an implementation analysis in Mogeiro-PB. Besides the official papers, it has been used a research with registered users, to analyze this mentioned implementation above. Checking all the data, it was concluded that a Solidarity Program has spread in an accelerated way, causing a great moving on goods and services market. The results of the research had claimed our thesis that such programs can grant market logic. |
Palavras-chave: | Alfabetização Política Educacional Projeto Educacional |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/712 |
Data do documento: | 2004 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elizete Cardoso.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.