Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Elizete-
dc.date.accessioned2011-11-01T12:50:38Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:37Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/712-
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada teve como objetivo geral analisar a implementação do Programa Alfabetização como política educacional que atende as necessidades do mercado. Os objetivos específicos visaram: 1 - relatar a constituição do Programa Comunidade Solidária e Alfabetização Solidária no período de 1997 a 2002; 2 - analisar a implementação do PAS no município de Mogeiro/PB, verificando os impactos na vida dos egressos e no comércio de bens e serviços; 3 - analisar as produções acadêmicas e relatórios de avaliação do PAS. O que se pretendeu investigar foi a produção do programa como resposta às necessidades de uma sociedade produtora de mercadorias. Faz-se um relato do programa, explicando o seu desenvolvimento em âmbito nacional e uma análise da sua implementação em Mogeiro/PB. As informações sobre o seu desenvolvimento foram pesquisadas na documentação oficial. Para análise da implementação em Mogeiro, além dos documentos oficiais, utilizou-se de uma pesquisa realizada com os usuários cadastrados do programa. A análise dos dados permitiu constatar que houve uma acelerada expansão do Programa Alfabetização Solidária, provocando paralelamente à sua implementação uma forte mobilização no setor de comércio de bens e serviços. Os resultados da pesquisa corroboraram a nossa tese de que programas dessa natureza atendem a lógica do mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe following research had a general to analyze the implementation of Solidarity Literacy program, was educational policy of the such market. The specific aims had in view: 1 - To relate the constitution of Solidarity community Program and Solidarity Literacy within 1997 to 2002; 2 - To analyze the implementation of “PAS” in Mogeiro-PB, checking the impacts on lives, and goods and services market; 3 - To analyze the academic production and evaluation reports of PAS. What was intended to investigate was the program production, as a reply to the goods producing society. A program report is done, explaining its national development, and an implementation analysis in Mogeiro-PB. Besides the official papers, it has been used a research with registered users, to analyze this mentioned implementation above. Checking all the data, it was concluded that a Solidarity Program has spread in an accelerated way, causing a great moving on goods and services market. The results of the research had claimed our thesis that such programs can grant market logic.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectProjeto Educacionalpt_BR
dc.titleO Programa Alfabetização Solidária : política educacional que atende o mercado : a experiência de Mogeiro,PB : 1997-2002pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arruda, Elcia Esnarriaga de-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizete Cardoso.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.