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Tipo: Dissertação
Título: A avaliação institucional em universidades de Mato Grosso do Sul: as experiências da Universidade Católica Dom Bosco e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996 – 2002)
Autor(es): Nogueira, Célio Vieira
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi analisar a política nacional de educação superior na sua interação com as demandas das Instituições de Ensino Superior. Na análise privilegiou a avaliação institucional, enquanto auto-avaliação. Tal ênfase decorre do entendimento de que esta modalidade de avaliação potencializa o exercício da autonomia avaliativa da instituição. A pesquisa foi realizada em duas universidades: a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ambas com sede em Campo Grande, tendo como abrangência o período de 1996 a 2002. Considerando que neste período o governo e as instituições operaram no sentido de implantar processos, mecanismos e instrumentos avaliativos, embasados em critérios de eficiência e eficácia das funções institucionais (ensino, pesquisa, extensão e gestão), procurou-se analisar as propostas de avaliação institucional desenvolvidas pelas instituições pesquisadas, em relação à política de avaliação desenvolvida pelo Ministério da Educação. Os resultados obtidos indicam que nas Universidades pesquisadas a avaliação institucional realizou-se no limite das orientações definidas pelo MEC, tendo iniciado e terminado com os programas oficiais implementados pelo Governo Federal.
The aim of this research was analyze the national politics of university education in its interaction with the Universities’ demands. The research analysis benefited the insitutional evaluation, while self-evaluation. This emphasys elapses by understanding that this type of evaluation potentializes the exercise of the insitutions evaluative autonomy. The research was developted to universities: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) and Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), both situated in Campo Grande city, from 1996 to 2002. Considering that in this period the government and the institutions worked in the way of create process, mecanisms and evaluation tools, based in standards of eficiency and eficacy of the institutional functions (education, research, extension and management), looked for analyze the purposes of institutional evaluation developed by reserached institutions, related to the politics of evaluation developed by Ministério da Educação (MEC). The results found out indicate that in the researched universities the institutional evaluation was performed in the limit of the orientations defined by MEC, having started and finished with the oficial implemented programs of the Federal Government.
Palavras-chave: Política Educacional
Ensino Superior
Avaliação de Programas Educacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/695
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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