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dc.contributor.advisorSenna, Ester-
dc.contributor.authorSilva, Celeida Maria Costa de Souza e-
dc.date.accessioned2011-10-31T17:48:49Z-
dc.date.available2011-10-31T17:48:49Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/694-
dc.description.abstractO objetivo central desse trabalho é a análise da atual política educacional do Estado brasileiro para os Assentamentos Rurais, investigando-se de que forma ela se manifesta na política local, em especial nos Assentamentos de Corumbá-MS, por ser o município do Estado de Mato Grosso do Sul que apresenta o maior número de Assentamentos no período estudado. Para a construção do objeto e desenvolvimento da pesquisa buscaram-se os documentos das políticas de governo para os Assentamentos Rurais produzidos por órgãos governamentais e não-governamentais. Constatou-se que no âmbito do discurso oficial, o Estado tem procurado produzir uma aparência de que atende a todos igualmente, fazendo com que as suas ações no setor de serviços sociais (incluindo os serviços educacionais) atuem no sentido de legitimar um tipo de política social que permita ao Estado assegurar uma política econômica que atenda às demandas do capitalismo contemporâneo. Assim, as políticas públicas elaboradas pelo Estado visam a manter uma certa “normalidade” nas regiões dos Assentamentos, ou seja, aliviar as tensões sociais. Quando se estuda o processo de elaboração e implementação das políticas públicas, percebe-se pelos planos, diretrizes e programas de governo em geral que os problemas estruturais e conjunturais não têm sido resolvidos. O Estado não tem atendido as demandas da sociedade civil. Sendo assim, no âmbito do Estado local, permanecem as dificuldades de se terem políticas globais que realizem a articulação entre a política econômica e política social.pt_BR
dc.description.sponsorshipThe main objective of this work is to analyse the present educational policy applied by the Brazilian government to Rural Settlements, investigating how this policy is seen locally, especially in Settlements in Corumbá MS, as this city was the one with the greatest number of Settlements in the state of Mato Grosso do Sul, during the period of the survey. For the development of this research, we analysed documents produced both by government and non-government organisations, related to official policies for the Rural Settlements. It was possible to verify that, according to the official discourse, the government has been trying to show that everybody has been equally taken care of, and that their actions in the social services (educational services included) have been acting to allow an economic policy able to cope with the demands of contemporary capitalism. Thus, the public policies made by the government aim at maintaining a so-called “normality” in the Settlements, that is, at reducing social tensions. When the public policies elaboration and implementation process is studied, it is possible to observe, through the government’s plans, objectives and programmes, that structural and conjectural problems, in general, haven’t been properly solved. The government hasn’t been able to deal with the demands of civil society adequately. Therefore, there are still some difficulties for the establishment of global policies state-wide, in order to perform the articulation between economic policy and social policy.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectAssentamento Ruralpt_BR
dc.subjectPolítica Socialpt_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais e assentamentos rurais de Corumbá, MS (1984-1996)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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