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Tipo: Dissertação
Título: Política de educação continuada, delineada nas ações de formação dos professores, das redes municipal e estadual de ensino no município de Pimenta Bueno (RO) : 1996-2005
Autor(es): Nascimento, Alessandra Bertasi
Abstract: A presente pesquisa visa analisar a política de educação continuada, delineada nas ações de formação de professores das redes municipal e estadual de ensino no município de Pimenta Bueno – RO. Especificamente as ações do/no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiência, incluídos em classe comum. Diante disso, tenta recuperar os conteúdos formativos em educação especial e educação inclusiva, desenvolvidos nas ações desencadeadas no período de 1996 a 2005. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, fundamentada em concepções crítico-dialéticas, para dar forma aos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica para dar suporte teórico às áreas de discussão envolvidas; análise documental para levantamento das ações efetivadas e materiais utilizados e aplicação de questionários em amostra selecionada composta de 44 profissionais (professores e integrantes da equipe técnico-pedagógica) de 16 escolas públicas da zona urbana do município. Com isso, objetivamos analisar, no âmbito das redes de ensino, as ações públicas do Estado de Rondônia, voltadas para a educação continuada, bem como mapear os conteúdos e fundamentos sobre educação especial e educação inclusiva. Em conclusão, apontamos que as ações de educação continuada de professores pautadas na educação especial revelaram a manutenção do modelo integracionista, deixando à margem as propostas de educação inclusiva para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais e educação para todos com qualidade.
This actual research aims to analyze the politics of continued education, outlined in the action of teacher formation for the city and state school in the city of Pimenta Bueno – RO. Specifically the activities when working with the students with special educational needs, most specifically the handicapped, who are included in normal classrooms. In the face of that, we try to recover the formation contents for special education and inclusive education, developed in the actions triggered in the period from 1996 to 2005. For that, we used a qualitative approach, based on criticaldialectic conceptions, to mold the following procedures: bibliographical research to give theoretic support to the matters involved; data analyses for the survey of the actions realizes and the material used and the questionnaires utilizes in a selected sample made of 44 professional (teachers and participants of technical-pedagogical team) from 16 public schools in the urban area of the city. This way, we aimed to analyze, in the scope of the teaching system, the public actions in the state of Rondônia, focused to the continued education, as well as making a map of the contents and bases about special education and inclusive education. To conclude, we point out that the actions of the teachers from the continued education listed at the special education reveal the maintenance of the integration model leaving beside the proposals of the inclusive educations to attend the students with special educational needs and quality education for all the students.
Palavras-chave: Educação Especial
Políticas Públicas
Educação Permanente
Formação Continuada do Professor
Formação de Professores
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/668
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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