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dc.contributor.advisorSilva, Fabiany de Cássia Tavares-
dc.contributor.authorNascimento, Alessandra Bertasi-
dc.date.accessioned2011-10-28T12:47:35Z-
dc.date.available2011-10-28T12:47:35Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/668-
dc.description.abstractA presente pesquisa visa analisar a política de educação continuada, delineada nas ações de formação de professores das redes municipal e estadual de ensino no município de Pimenta Bueno – RO. Especificamente as ações do/no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiência, incluídos em classe comum. Diante disso, tenta recuperar os conteúdos formativos em educação especial e educação inclusiva, desenvolvidos nas ações desencadeadas no período de 1996 a 2005. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, fundamentada em concepções crítico-dialéticas, para dar forma aos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica para dar suporte teórico às áreas de discussão envolvidas; análise documental para levantamento das ações efetivadas e materiais utilizados e aplicação de questionários em amostra selecionada composta de 44 profissionais (professores e integrantes da equipe técnico-pedagógica) de 16 escolas públicas da zona urbana do município. Com isso, objetivamos analisar, no âmbito das redes de ensino, as ações públicas do Estado de Rondônia, voltadas para a educação continuada, bem como mapear os conteúdos e fundamentos sobre educação especial e educação inclusiva. Em conclusão, apontamos que as ações de educação continuada de professores pautadas na educação especial revelaram a manutenção do modelo integracionista, deixando à margem as propostas de educação inclusiva para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais e educação para todos com qualidade.pt_BR
dc.description.abstractThis actual research aims to analyze the politics of continued education, outlined in the action of teacher formation for the city and state school in the city of Pimenta Bueno – RO. Specifically the activities when working with the students with special educational needs, most specifically the handicapped, who are included in normal classrooms. In the face of that, we try to recover the formation contents for special education and inclusive education, developed in the actions triggered in the period from 1996 to 2005. For that, we used a qualitative approach, based on criticaldialectic conceptions, to mold the following procedures: bibliographical research to give theoretic support to the matters involved; data analyses for the survey of the actions realizes and the material used and the questionnaires utilizes in a selected sample made of 44 professional (teachers and participants of technical-pedagogical team) from 16 public schools in the urban area of the city. This way, we aimed to analyze, in the scope of the teaching system, the public actions in the state of Rondônia, focused to the continued education, as well as making a map of the contents and bases about special education and inclusive education. To conclude, we point out that the actions of the teachers from the continued education listed at the special education reveal the maintenance of the integration model leaving beside the proposals of the inclusive educations to attend the students with special educational needs and quality education for all the students.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducação Permanentept_BR
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titlePolítica de educação continuada, delineada nas ações de formação dos professores, das redes municipal e estadual de ensino no município de Pimenta Bueno (RO) : 1996-2005pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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