Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6641
Tipo: Dissertação
Título: GÊNEROS DIGITAIS EMERGENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: um estudo de caso da cidade de Araçatuba/SP
Autor(es): TAÍS CRISTINA DE ARAÚJO DOS PASSOS
Primeiro orientador: Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
Resumo: A presente dissertação de mestrado traz como objetivo a identificação e a análise das abordagens de gêneros digitais nos livros didáticos de Língua Portuguesa (2021/2022) que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Currículo em Ação, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), destinados a alunos do 5º ano do ensino fundamental, geralmente com idades entre 10 e 11 anos, no município da Araçatuba/SP. Além disso, há também o oferecimento de uma proposta de sequência didática destes tipos de gêneros. O estudo tem como justificativa a necessidade e a importância de compreensão das ferramentas vinculadas às mídias digitais e as estratégias de ensino de gêneros digitais em Língua Portuguesa, possibilitando a interlocução entre o ensino da disciplina e a realidade empírica dos discentes. Nesse sentido, há uma tangibilidade mais ampla que articula aspectos importantes do cotidiano dos discentes e do professor em sala de aula, elencando aspectos fundamentais da linguagem em espaços digitais e gêneros digitais em constante transformação e desenvolvimento. Deste modo, vinculando-se ao objetivo estabelecido, o estudo realiza a identificação de gêneros associados a diversas mídias sociais nos materiais didáticos de Língua Portuguesa supracitados. A partir desta seleção, é apresentada uma análise crítica comparativa de três sequências de ensino empregadas por tais livros didáticos (sendo uma de cada livro), e metodologias empregadas no ensino de tais gêneros. Nesse sentido, os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados na análise linguística são a Linguística Aplicada, a Multimodalidade, a Linguística da Internet, a Linguística Aplicada da Internet, a Gramática do Design Visual e a Análise de Conteúdo. A pesquisa tem um cunho crítico e qualitativo e utiliza como dados excertos extraídos dos materiais didáticos selecionados, destacando a presença dos gêneros digitais nesses materiais. Assim, é possível articular os pressupostos teórico-conceituais mencionados, enfocando a discussão sobre o estudo da linguagem e suas particularidades no ambiente das mídias digitais e sua aplicação no espaço escolar nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Os resultados indicam que os livros didáticos analisados apresentam diferenças significativas entre si, inferindo maior ou menor incidência dos gêneros digitais em seus conteúdos. Contudo, há uma compreensão de que todos os livros poderiam apresentar maior profundidade na definição e características composicionais dos gêneros digitais, assim como uma abordagem no seu ensino centrada nas suas características linguísticas e finalidades discursivas, possibilitando interlocuções significativas entre os aprendizados e as vivências cotidianas dos discentes. Palavras-chave: Mídias Digitais; Livros Didáticos Língua Portuguesa; Multimodalidade; Linguística da Internet; Linguística Aplicada à Internet.
Abstract: This master's thesis aims to identify and analyze approaches to digital genres in Portuguese language textbooks (2021/2022) that are part of the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático) and the Curriculum in Action Program (Programa Currículo em Ação), by the Department of Education of the State of São Paulo (SEDUC-SP), aimed at students in the 5th year of elementary school, generally aged between 10 and 11 years old, in the municipality of Araçatuba/SP. In addition, it is also offered a proposal for a didactic sequence of this type of genre. The study is justified by the need for and importance of understanding the tools linked to digital media and the teaching strategies of digital genres in Portuguese, enabling the dialogue between the teaching of the discipline and the empirical reality of the students. In this sense, there is a broader tangibility that articulates important aspects of the daily life of students and teachers in the classroom, listing pivotal aspects of language in digital spaces and digital genres in constant transformation and development. Thus, by achieving the established objective, this study identifies genres associated with different social media in the aforementioned Portuguese language teaching materials. From this selection, I present a critical comparative analysis of three teaching sequences used by such textbooks (one from each book) and methodologies applied in teaching such genres. In this sense, the theoretical and methodological assumptions to be used in linguistic analysis are Applied Linguistics, Multimodality, Internet Linguistics, Internet Applied Linguistics, Visual Design Grammar, and Content Analysis. The research it is of a critical and qualitative nature and will use excerpts extracted from selected teaching materials as data, highlighting the presence of digital genres in these materials. Thus, it was possible to articulate the theoretical-conceptual assumptions, focusing the discussion on the study of language and its particularities in the digital media environment and its application in the school space in Portuguese Language classes in Elementary School. The results indicated that the analyzed textbooks present significant differences between them, displaying a greater or lesser incidence of the digital genres in their contents. However, there is an overall understanding that books could present greater depth in the definition and compositional features of digital genres, as well as an approach in their teaching centered on their linguistic aspects and discursive purposes, consequently enabling meaningful interlocutions between the learning and daily experiences of students. Keywords: Digital Media; Textbooks Portuguese Language; Multimodality; Internet Linguistics; Linguistics Applied to the Internet.
Palavras-chave: GÊNEROS
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6641
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tais_DISSERTAÇÃO_FINAL_Pós Defesa.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.