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Tipo: Tese
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA DE HERBERT MARCUSE E DA DEMOCRATIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE ANDREW FEENBERG PARA ABORDAGEM DA DESINFORMAÇÃO NA SOCIEDADE UNIDIMENSIONAL
Autor(es): Geilson Rodrigues da Silva
Primeiro orientador: Marcelo Carbone Carneiro
Resumo: A Ciência e a Tecnologia são instrumentos de dominação e perpetuação do sistema capitalista a partir da influência externa nas políticas de financiamento, direcionamento e mesmo corte de recursos para orientar, valores, ideologias e visões de mundo pautados na neutralidade científica. Assim, emerge um elemento que é importante nessa discussão que é a Tecnologia como expressando uma prática da Ciência e ligadas às formas de dominação. Frente a esses apontamentos, buscamos na Filosofia da Tecnologia elementos teóricos para analisar o papel de dominação da Ciência e da Tecnologia. Para tanto, elegemos o pensador Herbert Marcuse como referencial para a análise da Ciência e da Tecnologia e, também, do seu orientando Andrew Feenberg que tem se posicionado e contribuído com o debate contemporâneo. Para entendermos como a área de Educação em Ciências discute as ideias de Marcuse e do Feenberg utilizarmos o estado da arte realizando a busca no portal de periódicos da Capes nos periódicos Qualis A1, A2, B1 e B2 de Ensino disponíveis online com acesso aberto e pago em língua portuguesa, espanhola e inglesa, também pesquisamos no banco de teses e dissertações da Capes. Consideramos também as atas dos principais eventos da Educação em Ciências no país. Encontramos apenas seis artigos em periódicos que discutem essa temática, enquanto no banco de teses e dissertações não identificamos nenhum trabalho e nas atas dos eventos identificamos seis pesquisas com as palavras-chaves. Diante das imensas lacunas de pesquisa, elegemos a discussão da desinformação e de sua influência no movimento de antivacinação realizando um estudo histórico da origem desse movimento. Consideramos que a Ciência e a Tecnologia são ao mesmo tempo utilizadas para a dominação, mas podem ser utilizadas para a emancipação das pessoas quando aliadas a democratização da Tecnologia, possibilitando que as pessoas possam negociar seus interesses e construir uma sociedade democrática, participativa e que se abra para o diálogo e decisões construídas socialmente. Com isso, o movimento de antivacinação seria superado, contribuindo para a melhora da vida das pessoas. Além disso, temos outras possibilidades de libertação do controle exercido pela sociedade unidimensional tais como as possíveis aproximações e considerações com o pensamento decolonial, que certamente irão enriquecer ainda mais o potencial das ideias de Marcuse e de Feenberg contribuindo com o avanço da Educação Científica e Tecnológica.
Abstract: Science and technology are instruments of domination and perpetuation of the capitalist system through external influence in funding policies, directing and even cutting resources to guide values, ideologies and worldviews based on scientific neutrality. Thus, an important element emerges in this discussion, which is Technology as expressing a practice of Science and linked to forms of domination. In light of these points, we looked to the Philosophy of Technology for theoretical elements to analyze the role of Science and Technology in domination. To this end, we chose the thinker Herbert Marcuse as a reference for the analysis of Science and Technology, as well as his advisor Andrew Feenberg, who has positioned himself and contributed to the contemporary debate. In order to understand how the field of Science Education discusses Marcuse's and Feenberg's ideas, we used the state of the art, searching the Capes journal portal for Qualis A1, A2, B1 and B2 teaching journals available online with open and paid access in Portuguese, Spanish and English, as well as the Capes thesis and dissertation database. We also looked at the proceedings of the main science education events in the country. We found only six articles in periodicals that discuss this topic, while in the theses and dissertations database we didn't identify any work and in the proceedings of the events we identified six studies using the keywords. In view of the huge gaps in research, we chose to discuss disinformation and its influence on the anti-vaccination movement by carrying out a historical study of the origins of this movement. We believe that science and technology are at the same time used for domination, but can be used for the emancipation of people when allied to the democratization of technology, enabling people to negotiate their interests and build a democratic, participatory society that is open to dialogue and socially constructed decisions. This would overcome the anti-vaccination movement and contribute to improving people's lives. In addition, we have other possibilities for liberation from the control exercised by one-dimensional society, such as possible approximations and considerations with decolonial thinking, which will certainly further enrich the potential of Marcuse's and Feenberg's ideas, contributing to the advancement of Science and Technology Education.
Palavras-chave: Unidimensionalidade
Democratização
Educação Científica-Tecnológica
Ciência-Tecnologia, Política.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6571
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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