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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6421
Tipo: | Tese |
Título: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO TEKO ARANDU: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Autor(es): | Manoel Garcia de Oliveira |
Primeiro orientador: | |
Resumo: | O processo de formação de professores indígenas no Brasil tem como intuito diminuir a defasagem desse tipo de profissional na educação básica em comunidades indígenas. A pesquisa possui como objetivo o estudo sobre a formação proposta no Projeto Pedagógico do curso de licenciatura intercultural, sob a ótica do processo formativo de professores indígenas na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. O projeto pedagógico do curso emerge a partir de lutas, reivindicações, diálogos, elaboração e implantação através dos povos indígenas Guarani/Kaiowá, sendo essa maioria populacional no estado do Mato Grosso do Sul, estando localizados na macrorregião do conesul, principalmente em Dourados. A escolha do tema foi delimitada pela falta de estudos realizados nesse sentido principalmente em relação às ciências da natureza. O trabalho está apoiado nos pressupostos da abordagem qualitativa, análise documental e entrevista. Durante a análise documental foi avaliado os processos descritos no PP Teko Arandu sobre o processo de formação dos professores indígenas dando ênfase a formação em ciências da natureza. A entrevista foi conduzida com a coordenadora da área de ciências da natureza do curso. A proposta formativa do curso busca promover de maneira constante o diálogo entre os saberes, porém, não sendo claro como é realizado de forma prática. É possível concluir que as propostas do curso contemplam de maneira geral aquelas descritas por documentos oficiais assim como as lutas dos movimentos indígenas, uma vez que, está voltada ao processo formativo de maneira específica dos povos indígenas. Entretanto, sobre a formação em ciências da natureza ainda se faz necessário uma melhor descrição dos passos metodológicos que devem ser percorridos durante a formação dos professores indígenas, entretanto, o curso mostra sua importância no processo de valorização e diálogo sobre a interculturalidade dos saberes indígenas e não indígenas. |
Abstract: | The process of training indigenous teachers in Brazil aims to reduce the shortage of these professionals in basic education in indigenous communities. The research aims to study the training proposed in the Pedagogical Project of the intercultural teaching degree course, from the perspective of the formative process of indigenous teachers at the Federal University of Grande Dourados - UFGD. The course's pedagogical project emerges from struggles, demands, dialogues, elaboration, and implementation by the indigenous Guarani/Kaiowá peoples, who constitute the majority population in the state of Mato Grosso do Sul, mainly in Dourados. The choice of the theme was delimited by the lack of studies conducted in this regard, particularly concerning natural sciences. The work is based on the assumptions of a qualitative approach, documentary analysis, and interviews. During the documentary analysis, the processes described in the PP Teko Arandu regarding the training of indigenous teachers, with an emphasis on natural sciences education, were evaluated. The interview was conducted with the coordinator of the natural sciences area of the course. The course's formative proposal seeks to constantly promote dialogue between knowledge; however, it is not clear how this is practically accomplished. It is possible to conclude that the course's proposals generally encompass those described in official documents, as well as the struggles of indigenous movements, as it is focused on the specific formative process of indigenous peoples. However, regarding the training in natural sciences, a better description of the methodological steps that should be taken during the training of indigenous teachers is still necessary. Nonetheless, the course demonstrates its importance in the process of valuing and fostering dialogue about interculturality between indigenous and non-indigenous knowledge. |
Palavras-chave: | Formação de professores indígenas Guaraní Kaiowá Formação intercultural Ensino de Ciências da Natureza Formação de professores em Ciências da Natureza Diálogo intercultural. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6421 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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