Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5996
Tipo: | Livro |
Título: | Conhecendo os saberes 1º ano |
Autor(es): | Almeida, Fernando Augusto Azambuja de Alcântara, Cleuza |
Resumo: | A aldeia é um lugar especial, um espaço único, onde se respira cultura e o seu modo de ser, porém com diversidades múltiplas, onde cada etnia tem o seu mundo cultural e de trabalho, além da convivência com o entorno que faz parte dessa multiplicidade. O livro didático Conhecendo os Saberes do 1º ano considera o desenvolvimento dos componentes essenciais para a alfabetização dos educandos, retratando um pouco de cada habitante da aldeia e a sua cultura, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos mais jovens. Foi desenvolvido pelos professores e as professoras da Escola Municipal Indígena Koinukunen, da aldeia São João. O livro trabalha a consciência fonêmica, a fluência em leitura oral, o desenvolvimento do vocabulário, a compreensão de textos e principalmente registra e sistematiza o conhecimento tradicional indígena local, fazendo com que os alunos indígenas sejam alfabetizados dentro da sua ótica e contexto de vida. |
Abstract: | The village is a special place, a unique space, where you breathe culture and its way of being, but with multiple diversities, where each ethnic group has its cultural and work world, in addition to coexistence with the environment that is part of this multiplicity. The textbook Knowing the Knowledge of the 1st year considers the development of essential components for the literacy of the students, portraying a little of each inhabitant of the village and its culture, strengthening the feeling of belonging of the younger ones. It was developed by the teachers of the Koinukunen Indigenous Municipal School, in the São João village. The book works on phonemic awareness, fluency in oral reading, vocabulary development, text comprehension and mainly registers and systematizes local indigenous traditional knowledge, making indigenous students literate within their perspective and life context. |
Palavras-chave: | Livros didáticos Kinikinau Kadiwéu Saberes Indígenas na Escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5996 |
Data do documento: | 9-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Saberes Indígenas na Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conhecendo os Saberes_digital (1).pdf | 7,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons