Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5996
Tipo: Livro
Título: Conhecendo os saberes 1º ano
Autor(es): Almeida, Fernando Augusto Azambuja de
Alcântara, Cleuza
Resumo: A aldeia é um lugar especial, um espaço único, onde se respira cultura e o seu modo de ser, porém com diversidades múltiplas, onde cada etnia tem o seu mundo cultural e de trabalho, além da convivência com o entorno que faz parte dessa multiplicidade. O livro didático Conhecendo os Saberes do 1º ano considera o desenvolvimento dos componentes essenciais para a alfabetização dos educandos, retratando um pouco de cada habitante da aldeia e a sua cultura, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos mais jovens. Foi desenvolvido pelos professores e as professoras da Escola Municipal Indígena Koinukunen, da aldeia São João. O livro trabalha a consciência fonêmica, a fluência em leitura oral, o desenvolvimento do vocabulário, a compreensão de textos e principalmente registra e sistematiza o conhecimento tradicional indígena local, fazendo com que os alunos indígenas sejam alfabetizados dentro da sua ótica e contexto de vida.
Abstract: The village is a special place, a unique space, where you breathe culture and its way of being, but with multiple diversities, where each ethnic group has its cultural and work world, in addition to coexistence with the environment that is part of this multiplicity. The textbook Knowing the Knowledge of the 1st year considers the development of essential components for the literacy of the students, portraying a little of each inhabitant of the village and its culture, strengthening the feeling of belonging of the younger ones. It was developed by the teachers of the Koinukunen Indigenous Municipal School, in the São João village. The book works on phonemic awareness, fluency in oral reading, vocabulary development, text comprehension and mainly registers and systematizes local indigenous traditional knowledge, making indigenous students literate within their perspective and life context.
Palavras-chave: Livros didáticos
Kinikinau
Kadiwéu
Saberes Indígenas na Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5996
Data do documento: 9-Jun-2023
Aparece nas coleções:Saberes Indígenas na Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecendo os Saberes_digital (1).pdf7,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons