Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5702
Tipo: Dissertação
Título: UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COMO METODOLOGIA DE EXPLICITAÇÃO DOS INVARIANTES OPERATÓRIOS DO CAMPO CONCEITUAL DE BURACO NEGRO
Autor(es): PATRYNIE GARCIA BARBOSA
Primeiro orientador: Lisiane Barcellos Calheiro
Resumo: A presente pesquisa baseia-se na análise do possível domínio do campo conceitual de Buraco Negro por meio da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), em que os sujeitos de pesquisa foram estudantes da rede pública estadual do 1° ano do Ensino Médio do período noturno. Para a realização desta investigação, com o aporte teórico de trabalhos anteriores, foram compilados dois manuscritos na revisão da literatura. O artigo 1 apresenta um breve cenário sobre os trabalhos acerca de Buraco Negro publicados nos periódicos do ensino de Física e Ciências. Para análise da pesquisa bibliográfica utilizamos categorias estabelecidas à priori, com a análise verificamos a deficiência de propostas didáticas e trabalhos com resultados de aprendizagem. Tal resultado apontou a necessidade de compreendermos melhor, então, as potencialidades da metodologia didática adotada nesta pesquisa, o que resultou na escrita do manuscrito 1, com objetivo de averiguarmos as potencialidades da UEPS para ensino Física Moderna Contemporânea (FMC), ancorados na Análise Textual Discursiva (ATD). Desta forma, a partir das compreensões obtidas e alicerçados no referencial teórico adotado, a Teoria dos Campos Conceituais (TCC), foi elaborada a primeira versão da UEPS sobre Buraco Negro,fundamentada nos pressupostos de Moreira (2011). A fim de comprovarmos a validade dos instrumentos de pesquisa, algumas atividades foram aplicadas no 2° ano do Ensino Médio, a partir dos resultados obtidos foi elaborado artigo 2. A partir das respostas dos alunos foi possível categorizar os invariantes operatórios explicitados pelos estudantes, ao mesmo tempo, averiguamosque o organizador prévio utilizado não cumpriu sua função de alicerçar invariantes operatóriosrelevantes ou adequados para resolução da situação-problema proposta. Assim, em um ponto de vista mais crítico, compreendemos necessidade de modificarmos e reelaborarmos algumas atividades propostas nesta primeira versão. Por último, a partir dos resultados obtidos da segunda versão da UEPS, foi elaborado o manuscrito 2. Esse apresenta análise dos invariantes operatórios explicitados em mapas mentais realizados em dois passos da UEPS, a partir das categorias estabelecidas por Barbosa e Calheiro (2020) - artigo 2 desta dissertação- conseguimos analisar o processo do possível domínio do campo conceitual de Buraco Negro, em que emergiu três categorias. Os resultados obtidos mostram que houve avanços significativos no possível domínio do campo conceitual dos estudantes.
Abstract: The present research is based on the analysis of the possible domain of the conceptual field of Black Hole through the application of a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), in which the research subjects were students of the state public network of the 1st year of High School in the period nocturnal. To carry out this investigation, with the theoretical support of previous works, two manuscripts were compiled in the literature review. Article 1 presents a brief scenario about the works about Black Hole published in journals of Physics and Science teaching. For the analysis of the bibliographical research we used categories established a priori, with the analysis we verified the deficiency of didactic proposals and works with learning results. This result pointed to the need to better understand the potential of the didactic methodology adopted in this research, which resulted in the writing of manuscript 1, with the objective of investigating the potential of PMTU for teaching Modern Contemporary Physics (MCP), anchored in Textual Analysis Discursive (TAD). Thus, based on the understandings obtained and based on the theoretical framework adopted, the Theory of Conceptual Fields (TCF), the first version of PMTU on Black Hole was elaborated, based on the assumptions of Moreira (2011). In order to prove the validity of the research instruments, some activities were applied in the 2nd year of high school, based on the results obtained, article 2 was elaborated. Based on the students' responses, it was possible to categorize the operative invariants explained by the students. At the same time, we verified that the previous organizer used did not fulfill its function of supporting relevant or adequate operative invariants for solving the proposed problem-situation. Thus, from a more critical point of view, we understand the need to modify and rework some activities proposed in this first version. Finally, based on the results obtained from the second version of the UEPS, manuscript 2 was prepared. This presents an analysis of the operative invariants explained in mental maps carried out in two steps by UEPS, based on the categories established by Barbosa and Calheiro (2020) - article 2 of this dissertation - we were able to analyze the process of possible mastery of the conceptual field of Black Hole, in that emerged three categories. The results obtained show that there were significant advances in the possible domain of the students' conceptual field.
Palavras-chave: Buraco Negro, Teoria dos Campos Conceituais, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Física Moderna e Contemporânea.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5702
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.