Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5541
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: As práticas das empresas de cosméticos para redução do uso de plásticos no Brasil
Autor(es): Batista, Thaylana Dantas
Primeiro orientador: Resch, Sibelly
Resumo: O Brasil e o mundo têm discutido sobre a importância de fazer a prática da redução e/ ou reutilização de plásticos, considerando seu tempo de decomposição e os malefícios que trazem ao meio ambiente e consequentemente às pessoas. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar quais são as práticas das empresas de cosméticos para redução do uso plástico no Brasil. Para contextualização, foi estudado sobre quatro empresas atuantes no setor de cosméticos: Natura, Boticário, L'Oréal e Hinode. Realizou-se uma pesquisa documental por meio dos relatórios de sustentabilidade destas empresas. Com isso, identificou-se que as empresas desenvolvem práticas e ações relacionadas principalmente ao processo produtivo, especialmente por meio de inovações. Além disso, as empresas estudadas possuem ações com foco nos seus consumidores, buscando contribuir para o processo de logística reversa das embalagens pós-consumo. Por fim, as empresas também possuem ações que contribuem para localidades específicas tendo como foco benefícios sociais ou ambientais.
Abstract: O Brasil e o mundo têm discutido sobre a importância de fazer a prática da redução e/ ou reutilização de plásticos, considerando seu tempo de decomposição e os malefícios que trazem ao meio ambiente e consequentemente às pessoas. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar quais são as práticas das empresas de cosméticos para redução do uso plástico no Brasil. Para contextualização, foi estudado sobre quatro empresas atuantes no setor de cosméticos: Natura, Boticário, L'Oréal e Hinode. Realizou-se uma pesquisa documental por meio dos relatórios de sustentabilidade destas empresas. Com isso, identificou-se que as empresas desenvolvem práticas e ações relacionadas principalmente ao processo produtivo, especialmente por meio de inovações. Além disso, as empresas estudadas possuem ações com foco nos seus consumidores, buscando contribuir para o processo de logística reversa das embalagens pós-consumo. Por fim, as empresas também possuem ações que contribuem para localidades específicas tendo como foco benefícios sociais ou ambientais.
Palavras-chave: Inovação
Sustentabilidade
Economia Circular
Embalagens
Plástico
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5541
Data do documento: 3-Dez-2022
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THAYLANA_versão final.pdf289,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons