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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Thaylana Dantas-
dc.date.accessioned2023-01-17T17:58:42Z-
dc.date.available2023-01-17-
dc.date.issued2022-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5541-
dc.description.abstractO Brasil e o mundo têm discutido sobre a importância de fazer a prática da redução e/ ou reutilização de plásticos, considerando seu tempo de decomposição e os malefícios que trazem ao meio ambiente e consequentemente às pessoas. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar quais são as práticas das empresas de cosméticos para redução do uso plástico no Brasil. Para contextualização, foi estudado sobre quatro empresas atuantes no setor de cosméticos: Natura, Boticário, L'Oréal e Hinode. Realizou-se uma pesquisa documental por meio dos relatórios de sustentabilidade destas empresas. Com isso, identificou-se que as empresas desenvolvem práticas e ações relacionadas principalmente ao processo produtivo, especialmente por meio de inovações. Além disso, as empresas estudadas possuem ações com foco nos seus consumidores, buscando contribuir para o processo de logística reversa das embalagens pós-consumo. Por fim, as empresas também possuem ações que contribuem para localidades específicas tendo como foco benefícios sociais ou ambientais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEconomia Circularpt_BR
dc.subjectEmbalagenspt_BR
dc.subjectPlásticopt_BR
dc.titleINOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: As práticas das empresas de cosméticos para redução do uso de plásticos no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Resch, Sibelly-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000pt_BR
dc.description.resumoO Brasil e o mundo têm discutido sobre a importância de fazer a prática da redução e/ ou reutilização de plásticos, considerando seu tempo de decomposição e os malefícios que trazem ao meio ambiente e consequentemente às pessoas. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar quais são as práticas das empresas de cosméticos para redução do uso plástico no Brasil. Para contextualização, foi estudado sobre quatro empresas atuantes no setor de cosméticos: Natura, Boticário, L'Oréal e Hinode. Realizou-se uma pesquisa documental por meio dos relatórios de sustentabilidade destas empresas. Com isso, identificou-se que as empresas desenvolvem práticas e ações relacionadas principalmente ao processo produtivo, especialmente por meio de inovações. Além disso, as empresas estudadas possuem ações com foco nos seus consumidores, buscando contribuir para o processo de logística reversa das embalagens pós-consumo. Por fim, as empresas também possuem ações que contribuem para localidades específicas tendo como foco benefícios sociais ou ambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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