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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MARKETING DIGITAL EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NOVA ANDRADINA/MS
Título(s) alternativo(s): DIGITAL MARKETING IN MICRO AND SMALL COMPANIES IN NOVA ANDRADINA/MS
Autor(es): Oliveira, Graziele Santi de, Fabiana Almeida Nantes, João Victor Ribeiro de Morais Gomes
Primeiro orientador: Silva, Lia Moretti da
Resumo: O início da era digital trouxe consigo oportunidades para o mercado divulgar suas mercadorias e serviços e ampliar seu portfólio de clientes, mas muitas empresas ainda se apresentam resistentes a esta nova adesão. Diante deste fato, o presente trabalho teve como objetivo geral verificar se as micro e pequenas empresas (MPEs) de Nova Andradina/MS conhecem e utilizam o marketing digital como ferramenta de comercialização de seus produtos e serviços. Para analisar o tema proposto, foram utilizados referenciais teóricos relevantes a esta pesquisa a exemplo das conceituações de marketing, marketing digital, estratégias em redes sociais e micro e pequenas empresas. A metodologia foi caracterizada como estudo de mercado, exploratório, descritivo e de natureza quantitativo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicados a uma amostra de 103 MPE’s no município, utilizado formulário on-line, aplicado pela ferramenta Google Formulário, composto por onze perguntas, na qual permitiram responder os objetivos deste trabalho. Os resultados evidenciam que as MPE’s ainda se mostram resistentes a adesão ao marketing digital, embora compreendam seu funcionamento e suas vantagens.
Abstract: The beginning of the digital era brought with it opportunities for the market to publicize its goods and services and expand its customer portfolio, but many companies are still resistant to this new adhesion. Given this fact, the present work had as general objective to verify if the micro and small companies (MSEs) of Nova Andradina/MS know and use digital marketing as a marketing tool for their products and services. To analyze the proposed theme, theoretical references relevant to this research were used, such as conceptualizations of marketing, digital marketing, strategies in social networks and micro and small companies. The methodology was characterized as a market study, exploratory, descriptive and quantitative in nature. Data were collected through a questionnaire applied to a sample of 103 MSEs in the municipality, using an online form, applied by the Google Form tool, consisting of eleven questions, which allowed answering the objectives of this work. The results show that MSE's are still resistant to joining digital marketing, although they understand its operation and its advantages.
Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas; E-commerce; Marketing Digital; Redes Sociais.
Micro and Small Companies; E-commerce; Digital marketing; Social networks.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5401
Data do documento: 17-Nov-2022
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