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dc.creatorOliveira, Graziele Santi de, Fabiana Almeida Nantes, João Victor Ribeiro de Morais Gomes-
dc.date.accessioned2022-12-01T20:52:36Z-
dc.date.available2022-12-20-
dc.date.issued2022-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5401-
dc.description.abstractThe beginning of the digital era brought with it opportunities for the market to publicize its goods and services and expand its customer portfolio, but many companies are still resistant to this new adhesion. Given this fact, the present work had as general objective to verify if the micro and small companies (MSEs) of Nova Andradina/MS know and use digital marketing as a marketing tool for their products and services. To analyze the proposed theme, theoretical references relevant to this research were used, such as conceptualizations of marketing, digital marketing, strategies in social networks and micro and small companies. The methodology was characterized as a market study, exploratory, descriptive and quantitative in nature. Data were collected through a questionnaire applied to a sample of 103 MSEs in the municipality, using an online form, applied by the Google Form tool, consisting of eleven questions, which allowed answering the objectives of this work. The results show that MSE's are still resistant to joining digital marketing, although they understand its operation and its advantages.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMicro e Pequenas Empresas; E-commerce; Marketing Digital; Redes Sociais.pt_BR
dc.subjectMicro and Small Companies; E-commerce; Digital marketing; Social networks.pt_BR
dc.titleMARKETING DIGITAL EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NOVA ANDRADINA/MSpt_BR
dc.title.alternativeDIGITAL MARKETING IN MICRO AND SMALL COMPANIES IN NOVA ANDRADINA/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lia Moretti da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985347393976216pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985347393976216pt_BR
dc.description.resumoO início da era digital trouxe consigo oportunidades para o mercado divulgar suas mercadorias e serviços e ampliar seu portfólio de clientes, mas muitas empresas ainda se apresentam resistentes a esta nova adesão. Diante deste fato, o presente trabalho teve como objetivo geral verificar se as micro e pequenas empresas (MPEs) de Nova Andradina/MS conhecem e utilizam o marketing digital como ferramenta de comercialização de seus produtos e serviços. Para analisar o tema proposto, foram utilizados referenciais teóricos relevantes a esta pesquisa a exemplo das conceituações de marketing, marketing digital, estratégias em redes sociais e micro e pequenas empresas. A metodologia foi caracterizada como estudo de mercado, exploratório, descritivo e de natureza quantitativo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicados a uma amostra de 103 MPE’s no município, utilizado formulário on-line, aplicado pela ferramenta Google Formulário, composto por onze perguntas, na qual permitiram responder os objetivos deste trabalho. Os resultados evidenciam que as MPE’s ainda se mostram resistentes a adesão ao marketing digital, embora compreendam seu funcionamento e suas vantagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNApt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.relation.referencesCARVALHO, C. S. S. Micro e pequenas empresas: os desafios na gestão de restaurantes no contexto da covid-19 no município de Cruz das Almas-BA. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Administração) Curso de Administração, Centro Universitário Maria Milza, Governador Mangabeira/BA, p.31, 2021. COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2009 CRUZ, C. A. B. da; SILVA, L. L. da. Marketing Digital: Marketing para o novo milênio. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.7, n.2, Pub.1, Abril 2014. GABRIEL, M. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010. JESUS, A. A. de; SANTOS, M. A. M. do; BRAZ, E. T. O uso do Marketing Digital nas Micro e pequenas empresas. Disponível em: https://multivix.edu.br/wp- content/uploads/2022/03/revista-mundo-academico-v15-n20-artigo01.pdf Acesso em: 28.09.2022. KOTLER, P. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 2. ed. São Paulo: Prenticel Hall, 2007. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo: Pretince Hall, 2003. MIRANDA, M. ; ALENCAR, C. M. M. de; VIEIRA, R. B. F. O Marketing digital e a utilização das redes sociais para o fortalecimento do e-commerce. Contemporânea, v. 4, n. 1, p. 69-69, 2022. NAVES, F. M.; SILVA, W. B. da; FERNANDES, G. G.; CAMPOS, R.C.; VALADARES, G. C. Redes sociais digitais como estratégia de inovação no marketing digital em micro e pequenas empresas do comércio varejista de Lavras-MG. In: VIII Colóquio de Redes Estratégia e Inovação, 2017, São Paulo/SP, Anais eletrônicos, Disponível em: http://www.nucleoestudo.ufla.br/gerei/wp-content/uploads/2018/02/REDES-SOCIAIS- DIGITAIS-COMO0ESTRAT%C3%89GIA-DE-INOVA%C3%87%C3%83O-NO- MARKETING-DIGITAL-EM-MICRO-E-PEQUE.pdf Acesso em: 29.09.2022. PEIXOTO, A. S. C.; SANTOS, M.S.M. dos. Marketing digital: um estudo de caso em uma empresa do interior da Bahia. 15° Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da Famam, 2019. SANTOS, P. V. S.; DE LIMA, N. V. M. Fatores de impacto para sobrevivência de micro e pequenas empresas (MPEs). Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 3, n. 5, p. 54-77, 2018. SEBRAE. Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/lei-geral-da-micro-e-pequena- empresa,46b1494aed4bd710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 28.09.22. SILVA, C. F. Dificuldades das micro e pequenas empresas durante a pandemia: uma análise a partir do ponto de vista dos empresários. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Administração) Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados/MS, p.43, 2021. SILVA, E. N da; SANTOS, T. J. dos; SOUZA, R.; PEREIRA, N. C.; MARIANO, A. M. Uso de redes sociais no marketing empresarial: vantagens e desvantagens da publicidade na rede. In: Congresso Internacional de Administração, 2013, Ponta Grossa/PR. Anais eletrônicos. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ari- Mariano/publication/276410350_USO_DE_REDES_SOCIAIS_NO_MARKETING_E MPRESARIAL_VANTAGENS_E_DESVANTAGENS_DA_PUBLICIDADE_NA_REDE _USE_OF_SOCIAL_NETWORKS_IN_BUSINESS_MARKETING_ADVANTAGES_A ND_DISADVANTAGES_OF_ADVERTISING_ON_THE_NETWORK/links/5558c2cd0 8ae980ca61056d2/USO-DE-REDES-SOCIAIS-NO-MARKETING-EMPRESARIAL- VANTAGENS-E-DESVANTAGENS-DA-PUBLICIDADE-NA-REDE-USE-OF-SOCIAL- NETWORKS-IN-BUSINESS-MARKETING-ADVANTAGES-AND-DISADVANTAGES- OF-ADVERTISING-ON-THE-NETWORK.pdf Acesso em: 28.09.2022. SILVA, M. D. P. da. Marketing Digital: desafios e oportunidades das micros e pequenas empresas no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical do Piauí, p. 14, 2022. SILVA, W. M. da; MORAIS, L.A. de; FRADE, C.M.; PESSOA, M.F. Marketing digital, E-commerce e pandemia: uma revisão bibliográfica sobre o panorama brasileiro. Research, Society and Development, v. 10, n.5, 2021. SOUZA, T. C. S. de. Marketing Digital em Micro e Pequenas empresas de Presidente Kennedy/ES. Dissertação de Mestrado Profissional (Mestrado em Ciências, Tecnologia e Educação) Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus/ES, p.70, 2021. TORRES, C. Guia prático de marketing digital na internet para pequenas empresas. 2010. Disponível em: https://www.faneesp.edu.br/site/documentos/Marketing_Internet.pdf. Acesso em: 24 jan. 2019. TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital: Tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo. Editora Novatec. 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
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