Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4853
Tipo: Tese
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE CLASSES RIBEIRINHAS MULTISSERIADAS DA AMAZÔNIA COM BASE NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
Autor(es): Silvia Lima dos Santos
Primeiro orientador: Vera de Mattos Machado
Resumo: Este estudo se insere na Formação de Professores no contexto amazônico, cujo principal objetivo foi analisar as inter-relações da formação continuada de professores de Ciências da Natureza, em classes ribeirinhas multisseriadas, com a práxis docente, a partir dos Momentos de Estudo da Teoria Antropológico do Didático (TAD). Por meio da formação continuada buscamos evidenciar o processo de Transposição Didática Interna (TDI) nas práticas dos professores, visualizando o modo como organizavam seus planejamentos de aula antes da formação e durante o desenvolvimento, ou seja, no processo de construção do texto-saber, como também na gestão de suas Organizações Praxeológicas, em ação na sala de aula. Sob a luz da TAD investigamos como constituir uma formação continuada de professores ribeirinhos de Ciências da Natureza das classes multisseriadas baseadas nos momentos de estudo da TAD de maneira que ocorra uma inter-relação com a práxis docente? O estudo está ancorado em uma articulação entre as áreas do Ensino de Ciências, Formação continuada de professores e Classes multisseriadas, com fundamentos no pensamento teórico de Zeichner (2008) e Paulo Freire (2020). É um estudo de abordagem qualitativa, pautada no referencial de Esteban (2010), sendo que os pressupostos teóricos e metodológicos estão sustentados na Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard (1999). A construção dos dados se deu a partir de duas etapas: a primeira corresponde à Conexão “pré-ação” que consistiu na entrada da pesquisadora no campo de pesquisa, suas primeiras articulações, contatos com os professores e o planejamento para condução do processo de pesquisa como todo. A segunda etapa corresponde ao ciclo de estudos reflexivos que abarca os cincos Encontros Formativos coletivos realizados com os professores na cidade de Urucurituba, as visitas nas escolas juntamente com as sessões reflexivas, juntos, eles representam um panorama geral do percurso da pesquisa. As análises mostram o universo cultural do professor ribeirinho da Amazônia e revela uma tríade a partir das Instituições (Professor, Comunidade e Escola) como responsáveis pelo movimento da realidade educacional das comunidades ribeirinhas. Evidenciam que a formação continuada possibilitou a visualização do processo de Transposição Didática Interna (TDI) realizada pelos/as professores/as. Sinalizam a presença dos saberes cultural/amazônico nas Organizações Praxeológicas dos/as professores/as, apontam duas categorias “no campo” e “do campo no campo” e revelam a complexidade da docência em classes multisseriadas da Amazônia. Assim, o estudo culmina sustentando que a formação continuada de professores para esta realidade deve ser realizada com base em uma formação humana, ética, política, com respeito ao universo cultural local e para a justiça social. Palavras-chave: Praxeologias. Ciências da Natureza. Multisseriado. Professor ribeirinho. Justiça Social.
Abstract: This study is part of Teacher Education in the Amazon context, whose main objective was to analyze the interrelationships of formation continued of teachers of Nature Sciences, in multiseriat riverside classes, with the teaching práxis, from the Moments of Study of the Anthropological Theory of the Didactic (TAD). Through the continuous training we seek to highlight the process of Internal Didactic Transposition (TDI) in teachers' practices, visualizing the way they organized their plans of class before training and during development, that is, in the process of constructing the text-know, as well as in the management of their Praxeological Organizations, in action in the classroom. In the light of the TAD we investigate how to constitute continuing training of riverine teachers of Natural Sciences of the multiseriat classes based on the moments of study of TAD so that it occurs an interrelationship with the teaching praxis? The study is anchored in an articulation between the areas of Science Education, Continuing training of teachers and multiseriiat classes, based on the theoretical thinking of Zeichner (2008) and Paulo Freire (2020). It is a qualitative approach study, based on the reference of Esteban (2010), theoretical and methodological assumptions are based on the Anthropological Theory of the Didactic by Yves Chevallard (1999). The construction of the data took place from two steps: the first corresponds to the "Pre-action" Connection which consisted of the researcher entering the field of research, its first articulations, contacts with teachers, and planning for conducting the research process as a whole. The second stage corresponds to the cycle of reflective studies that includes the five collective Formative Meetings held with teachers in the city of Urucurituba, visits to schools together with reflective sessions, together, they represent an overview of the path of research. The analyses show the cultural universe of the professor from the Amazon and reveals a triad from the Institutions (Teacher, Community and School) as responsible for the movement of educational reality from riverside communities. They show that the continued formation made possible the visualization of the Internal Didactic Transposition (TDI) process carried out by/the teachers/as. Signal the presence of cultural/Amazonian knowledge in the Praxeological Organisations of/the teachers/as, point to two categories "in the field" and "field in the field" and reveal the complexity of teaching in Amazonian multiseriat classes. Thus, the study culminates in maintaining that continued training of teachers to this reality should be conducted based on a human, ethical, political formation, with respect to the local cultural universe and for social justice. Keywords: Praxeologies. Sciences of the Nature. Multisseriat. Professor riverside. Social Justice.
Palavras-chave: formação continuada, professoras, ciências
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4853
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE_SILVIA_VERSÃO_FINAL.pdf22,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.