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Tipo: Tese
Título: (RE)PENSANDO SUBJETIVIDADES MARGINALIZADAS NO E PELO DISCURSO LITERÁRIO DE GEOVANI MARTINS
Autor(es): ELIDA CRISTINA PEREIRA DE CARVALHO
Primeiro orientador: Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo discutir como a linguagem do texto literário do escritor Marginal Geovani Martins, em seu primeiro livro de contos, O Sol na Cabeça (2018), constrói discursos sobre personagens em cenas cotidianas da favela e como um grupo de alunos-leitores interpretam essas construções discursivas. O texto literário, enquanto construção social (FOUCAULT, 2016a), é capaz de produzir e, sobretudo, reproduzir discursos sobre representações identitárias, que, a depender do sujeito enunciador, pode reafirmar expressões de uma lógica vertical das relações de poder. A partir do pressuposto de que o texto de Geovani Martins, em O Sol na Cabeça, perpassado por discursos da alteridade, possibilita outros modos de significar e ser significado da/na construção identitária dos personagens, em face das marcas históricas de representações, formulamos a hipótese de que o olhar desse discurso de alteridade não é apropriado pelo grupo de alunos-leitores, pelo fato deles interpretarem o texto sobre/dos sujeitos/personagens marginalizados, enquanto não constituído histórico e ideologicamente pelo outro, ou seja; compreendem pela lógica da legibilidade (HAROCHE, 1992). Os objetivos específicos são: i) discutir como são construídas as representações de si – dos jovens personagens e do outro/morador do asfalto; ii) analisar como um grupo de alunos significa, pelo olhar do outro e pelo olhar de si, as representações subjetivas dos personagens da obra e, iii) compreender/interpretar as formações discursivas nos dizeres da obra e nas produções dos alunos, que incidem sobre a constituição identitária de personagens/sujeitos marginalizados e os possíveis efeitos de sentido dessas representações. Como perguntas de pesquisa, perpassamos por: a) Como se vê e é visto, nas produções literárias Marginais contemporâneas, os personagens marginalizados e que discursos atravessam o seu dizer? b) Quais estratégias linguístico-discursivas utilizam, tanto na linguagem da obra quanto nas produções escritas dos alunos, para interpretar como é construída a constituição identitária dos personagens, em face das marcas clássicas de representações? c) De que modo as representações identitárias dos sujeitos/personagens marginalizados, materializadas nas produções escritas dos alunos, desloca sentidos para o processo de subjetivação desses alunos-leitores? O aporte teórico parte da Linguística Aplicada, ancorada na perspectiva dos estudos da crítica discursivo-desconstrutiva (CORACINI, 2003, 2007, 2010), que no e pelos estudos do discurso, na articulação entre o pensamento de Foucault, Derrida e Lacan, fornece subsídios para compreendermos as noções de linguagem, subjetividade e discurso que permitem a sustentação da temática da tese. Construído em dois momentos diferentes mas, que se imbricam, o corpus constitui-se do conjunto de enunciados dos treze contos de Geovani Martins, na obra O Sol na Cabeça e pelas leituras/interpretações escritas desses contos por alunos-leitores, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Mecatrônica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, campus Avaré. Enquanto resultado, notamos que a construção identitária dos personagens, são assinaladas, na obra, por discursos de alteridade, que (re)conhecem na coletividade das situações narradas/vivenciadas, as singularidades na diferença. Embora, nem todos os alunos-leitores tenham interpretado esses discursos, àqueles que, de certa forma, aproximaram-se deles, demonstram que, ainda, há muito o que se percorrer, mas os passos estão sendo dados.
Abstract: Esta investigación tuvo como objetivo discutir cómo el lenguaje del texto literario del escritor Marginal Geovani Martins, en su primer libro de cuentos, O Sol na Cabeça (2018), construye discursos sobre personajes en escenas cotidianas de la favela y cómo un grupo de los estudiantes-lectores interpretan estas construcciones discursivas. El texto literario, como construcción social (FOUCAULT, 2016a), es capaz de producir y, sobre todo, reproducir discursos sobre representaciones identitarias que, dependiendo del sujeto enunciante, pueden reafirmar expresiones de una lógica vertical de relaciones de poder. A partir del supuesto de que el texto de Geovani Martins, en O Sol na Cabeça, permeado por discursos de alteridad, habilita otras formas de significar y ser significados por/en la construcción identitaria de los personajes, frente a las marcas históricas de las representaciones , formulamos la hipótesis de que la visión de este discurso de la alteridad no es apropiada por el grupo de estudiantes-lectores, porque interpretan el texto sobre/de sujetos/personajes marginados, mientras no constituidos histórica e ideológicamente por el otro, es decir; entienden a través de la lógica de la legibilidad (HAROCHE, 1992).Los objetivos específicos son: i) discutir cómo se construyen las representaciones del yo – de los personajes jóvenes y del otro/habitante del asfalto; ii) analizar cómo un grupo de estudiantes entiende, a través de los ojos del otro y de sí mismos, las representaciones subjetivas de los personajes de la obra y, iii) comprender/interpretar las formaciones discursivas en las palabras de la obra y en las producciones de los estudiantes, que inciden en la constitución identitaria de personajes/sujetos marginados y los posibles efectos de sentido de esas representaciones. Como preguntas de investigación transitamos por: a) ¿Cómo son vistos y vistos los personajes marginados en las producciones literarias marginales contemporáneas y qué discursos atraviesan su decir? b) ¿Qué estrategias lingüístico-discursivas utilizan, tanto en el lenguaje de la obra como en las producciones escritas de los estudiantes, para interpretar cómo se construye la constitución identitaria de los personajes, frente a las marcas clásicas de las representaciones? c) ¿Cómo las representaciones identitarias de sujetos/personajes marginados, materializadas en las producciones escritas de los estudiantes, trasladan significados al proceso de subjetivación de estos estudiantes-lectores? El aporte teórico parte de la Lingüística Aplicada, anclado en la perspectiva de los estudios de crítica discursivo-deconstructiva (CORACINI, 2003, 2007, 2010), que en y a través de los estudios del discurso, en la articulación entre el pensamiento de Foucault, Derrida y Lacan, brinda subsidios para comprender las nociones de lenguaje, subjetividad y discurso que permitan sustentar el tema de la tesis. Construido en dos momentos diferentes pero superpuestos, el corpus está compuesto por el conjunto de declaraciones de los trece cuentos de Geovani Martins, en la obra O Sol na Cabeça y por las lecturas/interpretaciones escritas de estos cuentos por estudiantes-lectores de tercer año. Estudiantes de Enseñanza Media Integrada a la carrera de Mecatrónica en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Estado de São Paulo, campus Avaré. Como resultado, notamos que la construcción identitaria de los personajes está marcada, en la obra, por discursos de alteridad, que (re)conocen en la colectividad de situaciones narradas/vivenciadas, las singularidades en la diferencia. Si bien no todos los estudiantes-lectores han interpretado estos discursos, quienes, de alguna manera, se acercaron a ellos, demuestran que aún queda mucho por recorrer, pero se están dando pasos.
Palavras-chave: não informadas
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4843
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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