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Tipo: Tese
Título: A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DA UFMS
Autor(es): Valeria Ramos Baltazar Quevedo
Primeiro orientador: Angela Maria Zanon
Resumo: Esta tese investigou a existência de elementos da educação ambiental, da educação socioambiental e da sustentabilidade bem como suas vertentes, nos cursos de engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de modo a apresentar uma proposta para a inserção da educação socioambiental na formação do profissional de engenharia, coerentes com as políticas da educação ambiental e diretrizes curriculares nacional para engenharia. A tese defendida é de que a orientação de um currículo que possibilite a produção e disseminação de conhecimento, contextualizado com a educação socioambiental é estratégico para os engenheiros estarem preparados para lidar com as questões socioambientais. Optou-se por propor a educação socioambiental por entender que a formação dos engenheiros deve também promover uma postura ética e responsável, levando em conta os impactos sociais e ambientais que suas decisões podem acarretar. Para fundamentar a pesquisa foi realizado um resgate histórico da formação dos cursos de engenharia, das legislações, diretrizes e aportes teóricos da educação ambiental. A análise documental foi utilizada para obtenção dos elementos investigados, com a interdisciplinaridade e a transversalidade sendo os indicadores para a análise, e as visões de natureza utilizadas como parâmetros para definir as vertentes que prevalecem nos documentos. Utilizando a teoria das representações, por meio de mapas mentais, com recorte para o curso de engenharia civil, obteve-se a percepção da construção do saber ambiental que ocorre durante a graduação. Os resultados evidenciaram que no âmbito da UFMS, as ações existentes estão voltadas ao desenvolvimento sustentável, prevalecendo o foco na gestão, espaço físico, atividades e intervenções pontuais, contextualizando a educação ambiental e a graduação principalmente por meio das ações da extensão. Nas graduações a ausência de aporte teórico e metodológico, bem como as diferenciações na abordagem da temática, demonstram que a educação ambiental não é uma unidade integradora. A respeito da percepção de meio ambiente, os resultados indicam que não ocorrem mudanças significativas entre ingressantes e concluintes do curso, para a maioria dos acadêmicos o ser humano não é visto como parte do meio ambiente, evidenciando a ausência ou falha da educação ambiental. Estas análises representam a necessidade de intervenções na abordagem da educação ambiental na engenharia. Deste modo, sugere-se que as bases do saber ambiental devem estar inseridas nas disciplinas de conteúdos básicos obrigatórios comuns a todas as habilitações de engenharias, homogeneizando o saber ambiental aos acadêmicos. Estes conhecimentos devem propiciar um aporte teórico e epistemológico básico e serem aprofundados no decorrer do curso nas disciplinas inerentes a cada ênfase da engenharia. Por fim, sugere-se a extensão como campo para a realizar analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real, contextualizadas com a questão ambiental, propiciando ao acadêmico atuação dentro de sua área de conhecimento e a interlocução com a sociedade.
Abstract: It sought to investigate the existence of elements of education, socio-environmental education, and sustainability, as well as their aspects, in engineering courses at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) to present a proposal for the insertion of the socio-environmental education thesis. in engineering professional training, consistent with environmental education policies and national engineering curriculum guidelines. The defense is that the orientation of a curriculum that allows the production and dissemination of knowledge, contextualized with socio-environmental education is strategic for engineers prepared to deal with socio-environmental issues. A socio-environmental education was chosen to provide training for engineers, promoting an ethical and responsible posture, taking into account the social and environmental impacts that their decisions can also entail. To support the research, a historical review of the formation of engineering courses, legislation, guidelines, and theoretical contributions of environmental education was carried out. Documentary analysis was used to obtain the elements investigated, with interdisciplinarity and transversality being the indicators for the analysis, and the views of nature used as parameters to define the aspects that prevail in the documents. Using the theory of representations, through mental maps, with a focus on the civil engineering course, the perception of the construction of environmental knowledge that occurs during graduation was obtained. The results showed that within the UFMS, existing actions are aimed at sustainable development, with a prevailing focus on management, physical space, activities and specific interventions, contextualizing environmental education and graduation mainly through extension actions. In the graduations, the absence of theoretical and methodological support, as well as the differences in the approach to the theme, demonstrate that environmental education is not an integrating unit. Regarding the perception of the environment, the results indicate that there are no significant changes between freshmen and graduates of the course, for most academics the human being is not seen as part of the environment, evidencing the absence or failure of environmental education. These analyzes represent the need for interventions in the approach to environmental education in engineering. In this way, it is suggested that the bases of environmental knowledge should be included in the subjects with basic mandatory content common to all engineering qualifications, homogenizing environmental knowledge to academics. This knowledge should provide a basic theoretical and epistemological contribution and be deepened during the course in the subjects inherent to each engineering emphasis. Finally, extension is suggested as a field to make an analogy between learning theoretically systematized knowledge and real-life issues, contextualized with the environmental issue, providing the academic performance within their area of knowledge and dialogue with society.
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação socioambiental
Sustentabilidade socioambiental
Engenharia
Currículo.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4836
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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