Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4698
Tipo: Dissertação
Título: ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
Autor(es): Julio Veloso dos Santos
Primeiro orientador: Luiz Carlos Pais
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal de pesquisa descrever e analisar aspectos históricos do ensino da matemática secundária em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nas primeiras décadas do século XX. As fontes utilizadas incluíram registros digitalizados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, livros históricos regionais, documentos obtidos em acervos documentais da região, assim como em indicações bibliográficas. A organização geral do trabalho e a realização das análises foram concebidas a partir de conceitos propostos pelo historiador cultural Peter Burke e por outros autores que sequem a mesma orientação. A parte de uma abordagem metodológica crítica, estruturada no esquema heptagonal descrito pelo professor Luiz Carlos Pais. Foi possível destacar a atuação marcante dos professores Jorge Nachreiner e Mucio Teixeira Júnior, que contribuíram na objetivação dos saberes para ensinar matemática em instituições educacionais de Campo Grande, no período considerado, tomando como referência os grandes parâmetros em vigor no país assim as especificidades do contexto social e cultural no qual eles estavam inseridos.
Abstract: This master's thesis has as main research objective to describe and analyze historical aspects of secondary mathematics teaching in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, in the first decades of the 20th century. The sources used included digitized records in the Digital Hemeroteca of the National Library, regional historical books, documents obtained from document collections in the region, as well as bibliographical indications. The general organization of the work and the carrying out of the analyzes were conceived based on concepts proposed by cultural historian Peter Burke and by other authors who follow the same orientation. Part of a critical methodological approach, structured in the heptagonal scheme described by Professor Luiz Carlos Pais. It was possible to highlight the outstanding performance of professors Jorge Nachreiner and Mucio Teixeira Júnior, who contributed to the objectification of knowledge to teach mathematics in educational institutions in Campo Grande, in the period considered, taking as a reference the major parameters in force in the country as well as the specifics of the context social and cultural in which they were inserted.
Palavras-chave: Educação Matemática em Campo Grande. História do Ensino da Matemática. Professores de Matemática. Educação em Campo Grande.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4698
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Julio_versão_final.pdf8,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.