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Tipo: Dissertação
Título: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Autor(es): ELISIANE MASCARENHAS GUEDES
Primeiro orientador: Carina Elisabeth Maciel
Resumo: Este trabalho se insere na linha de pesquisa “História, Políticas, Educação: História da Educação. Políticas” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – PPGEDU-UFMS e tem por objetivo analisar o acesso e a permanência de estudantes com deficiência na educação a distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O acesso à educação superior tem sido desenvolvido por meio de políticas específicas para esse nível de educação, o grupo de estudantes com deficiência apresenta necessidades específicas para sua permanência em seus respectivos cursos. Dessa forma, esse tema motivou a investigação para que fossem identificados os principais fatores que interferem no acesso e na permanência desse grupo, em especial na modalidade a distância. Para investigarmos o tema apresentado, desenvolvemos uma pesquisa descritiva e exploratória, além de investigação em fontes bibliográficas e documentais. As principais fontes utilizadas são dados estatísticos do INEP e documentos institucionais. O referencial teórico terá como base a análise das condições materiais e sociais em que os estudantes com deficiência desenvolvem seus estudos, estabelecendo uma relação entre o que está disposto nos documentos analisados, os dados estatísticos e os relatos dos estudantes com deficiência. Ao final desta pesquisa, destacamos os principais fatores que interferem no acesso e na permanência das pessoas com deficiência na educação a distância na UFMS, como a acessibilidade e a utilização da tecnologia. Contudo, a escassez de dados fez com que a pesquisa não se desenvolvesse como o esperado. Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Política Educacional. Educação Superior.
Abstract: ABSTRACT This work is part of the research line “History, Policies, Education: History of Education. Policies (State and Government)” of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul – PPGEDU-UFMS and aims to analyze the access and permanence of students with disabilities in distance education at UFMS. Access to higher education has been developed through specific policies for this level of education, the group of students with disabilities has specific needs for their permanence in their respective courses. Thus, this theme motivated the investigation to identify the main factors that interfere in the access and permanence of this group, especially in the distance learning modality. To investigate the theme presented, we developed a descriptive and exploratory research, as well as an investigation of bibliographic and documentary sources. The main sources used were statistical data from INEP and institutional documents. The theoretical framework, such as institutional documents and normative documents about people with disabilities and distance education, were based on the analysis of the material and social conditions in which students with disabilities develop their studies, establishing a relationship between what is provided in the documents analyzed, the statistical data and the reports of students with disabilities. At the end of this research, we highlight the reasons that lead people with disabilities to choose the distance education modality. However, the scarcity of data meant that the research did not develop as expected. Keywords: Person with Disabilities. Educational politics. University education.
Palavras-chave: .Pessoa com Deficiência. Política Educacional. Educação Superior
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4697
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)



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