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Tipo: Dissertação
Título: Os Projetos de Escolas Domésticas no Antigo Mato Grosso: Em Questão a Construção das Disposições Femininas (1940– 1970)
Autor(es): Silva, Loren Katiuscia Paiva da
Primeiro orientador: Jacira Helena do Valle Pereira Assis
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa os projetos das Escolas Domésticas, no antigo estado de Mato Grosso. Pretende-se compreender como eram construídas as disposições do habitus de gênero entre os anos 1940-1970, delimitação feita a partir dos anos de inauguração e extinção das instituições, avaliado por meio dos ensinamentos previstos nos projetos das Escolas Domésticas. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa – Educação, Cultura, Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e incursiona pela história, historiografia e sociologia da educação com a finalidade de aproximação das estruturas geridas e produzidas a partir dos projetos da Escola Doméstica. E para tais fins a presente pesquisa procurou responder a seguinte problemática: “Quais os projetos proporcionados pela Escola Doméstica no antigo estado de Mato Grosso? Quais classes sociais eram previstas para atendimento na Escola Doméstica? É possível afirmar que essas escolas produziram disposições para um habitus de gênero? ”. As instituições investigadas compõem a seguinte seleção: Escola Doméstica Nossa Senhora Auxiliadora, Escola Doméstica Roberto Simonsen, na cidade de Campo Grande; Escola Doméstica Maria Auxiliadora, Escola Doméstica Dona Júlia, na cidade de Cuiabá e Escola Doméstica Imaculada Conceição, na cidade de Corumbá. Para tais fins, foram utilizadas as seguintes fontes de investigação: legislações educacionais da época, os periódicos em circulação no antigo Mato Grosso, as memórias escritas por ex-alunas que passaram por essas instituições, as quais foram complementadas com fontes secundárias, e as pesquisas acadêmicas que abordaram as Escolas Domésticas no antigo Mato Grosso. O aporte teórico mobilizado para a análise desta investigação encontra-se nos estudos produzidos por Pierre Bourdieu e seus interlocutores. Com o intento de se aproximar das questões suscitadas por este trabalho, realiza-se uma revisão sistemática acerca do objeto em questão, assim como aprofundamentos da teoria a ser operada. Para isto, foram mobilizados os conceitos de campo, estratégias e habitus. Os resultados sinalizam que os projetos investigados possuem princípios comuns que se fundamentam em todas as Escolas Domésticas, uma vez que o principal ideal destas era fornecer ensino para moças que não tinham condições de custear seus estudos e inseri-las em funções que historicamente foram impostas por uma sociedade patriarcal. Além disso, as disciplinas de corte, costura e leituras de poesias as permitiam um modo de fazer e ser mulher mediante as práticas que se engendravam na instituição. Essas práticas, por sua vez, estruturavam-se em um habitus de gênero que moldava as mulheres da região e também da sociedade, já que o papel da mulher era formar, educar e cuidar.
Abstract: The research object of this thesis is the Domestic School projects in the former state of Mato Grosso. Our goal is to understand how the dispositions of the gender habitus were established between 1940 and 1970 based on the teachings of the Domestic School projects. This research is linked to the Research Line – Education, Culture, Society, of the Graduate Program in Education of the School of Education, of the Federal University of Mato Grosso do Sul and encompasses the history, historiography, and sociology of education aiming to approach the structures managed and produced from the Domestic School projects. The following institutions were investigated: Escola Doméstica Nossa Senhora Auxiliadora, Escola Doméstica Roberto Simonsen, in the city of Campo Grande, Escola Doméstica Maria Auxiliadora, Escola Doméstica Dona Júlia, in the city of Cuiabá, and Escola Doméstica Imaculada Conceição, in the city of Corumbá. For such purpose, the following research sources were used: educational legislation of the time, newspapers and maganizes in circulation in the former Mato Grosso, memories written by former students who passed through these institutions. Secondary sources were also consulted as complement, as well as the academic production addressing the Domestic Schools in the former Mato Grosso. The theoretical support for our analysis is based on the studies by Pierre Bourdieu and his interlocutors. To approach the questions raised herein, a systematic review was carried out for the object in question, as well as theoretical deepening. To this end, the concepts of field, strategies, and habitus were addressed. The results indicate that the investigated projects have common principles based on Domestic Schools, since their main principle was to provide education for girls who could not afford to pay for their studies and to insert them in functions that were historically imposed by a patriarchal society. Moreover, the courses of dressmaking, sewing, and poetry readings provided a manner of being women through the practices proposed by the institution. Such practices were thought based on a gender habitus that shaped the women of the region and of the society, since the woman's role was to raise, educate, and care.
Palavras-chave: História da Educação
Educação Feminina
Sociologia da Educação
Gênero e Educação
Projetos Educacionais
Ensino Doméstico
Estudos de Gênero
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4694
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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