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Tipo: Tese
Título: Um estudo semiótico da experimentação filmada no ensino de Ciências: significações e ressignificações de conceitos sobre a combustão
Título(s) alternativo(s): A semiotic study of filmed experimentation in science teaching: meanings and resignifications of concepts about combustion
Autor(es): Lira, Milton Basto
Primeiro orientador: Pires, Dario Xavier
Resumo: Com base no arcabouço teórico proposto por Charles Sanders Peirce (1839-1914), utilizando uma abordagem demonstrativa investigativa, vídeos de experimentos com velas foram aplicados em aulas para alunos do ensino médio com o objetivo de promover significações e ressignificações sobre o conceito científico da combustão. Vale indicar que o experimento filmado pode ser uma alternativa aos professores que não dispõe de laboratórios e condições adequadas (materiais e reagentes) nas unidades escolares e, ao levar em consideração o contexto causado pela pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da doença covid-19, os experimentos filmados podem ser uma excelente alternativa aos educadores do ensino de ciências para promover situações de significações e ressignificações no ensino a distância. Permeando os níveis de conhecimentos químicos (macroscópico, representacional e submicroscópico), exploramos discussões de conteúdos e conceitos, entrelaçados e pertinentes ao fenômeno da combustão, como, por exemplo, reações químicas, composição da matéria, estados físicos da matéria, gases e suas propriedades, misturas, estequiometria, ponto de fulgor, limite de inflamabilidade, pressão, temperatura, ácidos, bases e pH. As análises dos diálogos, escritas e interjeições produzidas pelos estudantes ao participarem das aulas foram realizadas pautadas na semiótica peirceana. Como resultado, verificamos que situações de significações e ressignificações foram alcançadas, com alunos utilizando, ao final das atividades, conceitos e teorias adquiridos no decorrer do processo. Consideramos que a metodologia pode ser adaptada e ampliada para ser aplicada no nível superior de ensino, ocorrendo a necessidade de realizações de estudos futuros neste prisma. Assim, neste trabalho, defendemos a tese de que, utilizando uma abordagem demonstrativa investigativa, a aplicação de experimentos filmados para alunos de ensino médio, fundamentada no arcabouço teórico proposto por Peirce (1983), pode gerar dúvidas genuínas e proporcionar debates e discussões que favoreçam processos de significações e ressignificações sobre os conceitos científicos que envolvam a combustão.
Abstract: According to the theoretical framework proposed by Charles Sanders Peirce (1839-1914), using a investigative demonstrative approach, videos of experiments with candles were applied in classes for high school students in order to promote meanings and resignifications on the scientific concept of combustion. The recorded experimente can be an alternative to teachers that do not have suitable laboratories and conditions (materals and reagentes) in the school and, considering the context caused by the SARS-CoV-2 virus pandemic, cause of covid-19 disease, the filmed experiments are an excellent alternative for science education teachers to promote meanings and resignifications in distance learning. Permeating the levels of chemical knowledge (macroscopic, representational and submicroscopic), we explored the contents and concepts, tangled and relevant to the phenomenon of combustion, such as, for example, chemical reactions, composition of matter, physical states of matter, gases and their properties, mixtures, stoichiometry, flash point, flammability limit, pressure, temperature, acids, bases and pH. The analysis of the dialogues, writings and interjections produced by the students when they participated in the classes were carried out based on a semiotic theory of Charles Sanders Peirce. As a result, we checked that the students reached, by the end of the activities, meanings and resignifications of concepts and theories acquired during the process. We consider the methodology can be adapted and expanded to be applied at higher education level, being necessary future studies in this prism. Therefore, in this work, we defend the thesis that, using an investigative demonstrative approach, the application of filmed experiments to high school students, based on the theoretical framework proposed by Peirce (1983), can arouse genuine doubts and provide discussions that stimulate meanings and resignifications processes on scientific concepts involving combustion.
Palavras-chave: Semiótica
Combustão
Vídeos de Experimentos
CNPq: Ensino-Aprendizagem
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4632
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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