Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4521
Tipo: Tese
Título: Elaboração de um modelo epistemológico de referência e de uma proposta de ensino para os inteiros relativos influenciado por um grupo de estudos com professores.
Autor(es): KLEBER RAMOS GONÇALVES
Primeiro orientador: Marilena Bittar
Resumo: Esta pesquisa respondeu a seguinte questão geratriz: Que proposta de ensino para Z é possível construir por meio da interação com um grupo de estudos de professores na perspectiva do PQM? Para tanto, construímos um Modelo Epistemológico de Referência que nos permitiu analisar o Modelo Dominante do conteúdo em questão. O referencial teórico mobilizado foi a Teoria Antropológica do Didático mais especificamente aspectos do Paradigma Questionamento do Mundo. Também mobilizamos condições e restrições identificadas a partir das conclusões da formação continuada com o grupo de professores dos laboratórios de matemática da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, desenvolvida com princípios do Paradigma Questionamento do Mundo. Essas conclusões também nos permitiram complementar o Modelo Epistemológico de Referência. Esse trabalho se fundamentou também em estudos sobre o Percurso de Estudo e Pesquisa analisados por meio das dialéticas Questão/Resposta, Mídia/Meio e Coletivo/Individual. Dessa forma, coerentemente, apresentamos o texto da tese em formato de mapa de questões e respostas em que duas respostas corações são apresentadas, sendo uma resposta referente ao grupo de estudos e outra à tese. As análises realizadas evidenciaram, entre outros aspectos, um ensino pautado em modelos concretos, cujo bloco tecnológico-teórico é dado por criações didáticas. Nesse sentido, as atividades da proposta alternativa se basearam em um ensino dado pela entrada dos inteiros relativos via estudos da álgebra escolar, combinados com os modelos concretos, particularmente, nas propriedades que justificam as técnicas para esses números, bem como na mobilização de diversos contextos para que esses números sejam compreendidos além da ideia de medida.
Abstract: This research answered the following generatrix question: What teaching proposal for Z can be built through interaction with a group of teachers from a PQM perspective? To do so, we built an Epistemological Model of Reference that allowed us to analyze the Dominant Model of the content in question. The theoretical reference mobilized was the Anthropological Theory of the Didactic, more specifically aspects of the Paradigm of Questioning the World. We also mobilize conditions and restrictions identified from the conclusions of a continuing education with the group of teachers of mathematics laboratories of the Municipal Teaching Network of Campo Grande/MS, developed with principles of the Paradigm of Questioning the World. These conclusions also allowed us to complement the Epistemological Model of Reference. This work was also based on studies about the of Study and Research Course analyzed through the dialectics, Question/Answers, Media/Milieu and Collective/Individual. Thus, coherently, we present the text of the thesis in the format of a question and answer map, in which two heart answers are presented, one answer referring to the study group and the other to the thesis. The analyses performed evidenced, among other aspects, a teaching based on concrete models, whose technological-theoretical block is given by didactic creations. In this sense, the activities of the alternative proposal were based on a teaching given by the entrance of relative integers via studies of school algebra combined with concrete models, particularly in the properties that justify the techniques for these numbers, as well as the mobilization of various contexts so that these numbers are understood beyond the idea of measure.
Palavras-chave: mapa de questões e respostas - paradigma questionamento do mundo - formação continuada de professores
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4521
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Kleber_Ramos_Gonçalves.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.