Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4499
Tipo: Dissertação
Título: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA OS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS: do ensino presencial ao ensino remoto.
Autor(es): LUDIER MARIANO ROSA
Primeiro orientador: Marilena Bittar
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender como pode/deve ser a estruturação do meio de uma engenharia didática aplicada no ensino remoto. Elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades, alternativa ao modelo dominante, para apresentar os conceitos iniciais dos números inteiros relativos em uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública estadual de ensino, no município de Aquidauana/MS. A sequência didática em questão foi elaborada à luz dos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, com destaque para o papel de mediador desenvolvido pelo professor, sobretudo em situações adidáticas, para ser aplicada em sala de aula com os alunos. Durante o desenvolvimento da pesquisa, esta sequência precisou sofrer várias mudanças para que a proposta inicial fosse mantida, bem como, para que os alunos tivessem condições de realizá-la, uma vez que devido à pandemia, foi aplicada totalmente de forma remota, sem qualquer contato presencial com os alunos. A sequência didática foi elaborada, aplicada e analisada à luz dos pressupostos da engenharia didática e foi mobilizado o conceito de Níveis de Co-determinação Didática para compreender fatores externos que influenciaram as relações que os alunos estabeleceram com as atividades e com o pesquisador devido ao contexto que eles estavam inseridos e à pandemia. Como resultados, observamos a necessidade de olhar para além da sala de aula, uma vez que, diante do cenário vivenciado, elementos de instituições que estão em relação com o ambiente escolar afetam diretamente o processo de aprendizagem do aluno. Além disso, foi possível colocar em evidência a necessidade de reflexões sobre o papel de mediador desempenhado pelo professor na aplicação de uma sequência de atividades, desenvolvida no modelo de ensino remoto.
Abstract: The aim of this research was to understand how the structuring of the medium of a didactical engineering applied in remote teaching can/should be. We elaborated and applied a sequence of activities, an alternative to the dominant model, to present the initial concepts of relative integer numbers in a 7th grade class of a state public school system in the city of Aquidauana/MS. The didactic sequence in question was elaborated in the light of the assumptions of Theory of Didactical Situations, with emphasis on the role of mediator developed by the teacher, especially in adidactical situations, to be applied in the classroom with students. During the development of the research, this sequence had to undergo several changes so that the initial proposal was maintained, as well as for that the students were able to carry it out, since due to the pandemic, it was applied completely remotely, without any face-to-face contact with students. The didactic sequence was elaborated, applied and analyzed in the light of didactical engineering assumptions and the concept of levels of didactic codeterminacy was mobilized to understand external factors that influenced the relationships that students established with the activities and with the researcher due to the context in which they were inserted and the pandemic. As a result, we observed the need to look beyond the classroom, since given the experienced scenario, elements of institutions that are related to the school environment directly affect the student’s learning process. In addition, it was possible to highlight the need for reflections on the role of mediator played by the teacher in the application of a sequence of activities, developed in the remote teaching model.
Palavras-chave: engenharia didática - ensino remoto - números relativos
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4499
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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