Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4477
Tipo: | Dissertação |
Título: | A abordagem experimental nas séries iniciais do ensino de Ciências: desafio para os professores do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The experimental approach in the initial grades of science teaching: a challenge for elementary school teachers |
Autor(es): | Fernandes, Juliana Ferreira |
Primeiro orientador: | Wiziack, Suzete Rosana de Castro |
Resumo: | Este estudo analisa as concepções de professores de Ciências das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do estado de Mato Grosso do Sul, acerca da importância e aplicabilidade da experimentação no Ensino de Ciências. O objetivo geral da investigação será analisar os impedimentos ou dificuldades apontadas pelos professores para a pouca utilização da Abordagem Científica Experimental nas aulas de Ciências dos anos iniciais. De cunho quanti-qualitativo, a investigação utilizará a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados empíricos através de um questionário semiestruturado com os professores da escola, que fizeram suas considerações sobre a experimentação na formação dos mesmos e a prática docente em sala de aula. No tratamento dos dados coletados com os professores será usado o software Iramuteq. A reflexão sobre a experimentação será sistematizada através das considerações da educação dialógica proposta por Paulo Freire e a teóricos que discutem a experimentação no Ensino de Ciências, como Angotti (2015), Giacomini (2015), Pernambuco (2002) e Delizoicov (2008). Os resultados apontam que a aplicabilidade da experimentação ainda é considerada como um grande desafio pelos os docentes, sendo pouco desenvolvida na prática pedagógica. Os professores apontam a falta de materiais específicos para a realização da experimentação, como vidrarias e laboratório e a prioridade de atividades voltadas para a alfabetização, como alguns obstáculos presentes na prática docente contribuindo para a não inserção das aulas experimentais em suas práticas docente. Espera-se que este trabalho possa contribuir com os professores na discussão do tema, motivando o interesse e a curiosidade dos mesmos, desmistificando crenças e provocando a reflexão sobre a necessidade da mediação do conhecimento na experimentação. |
Abstract: | This study analyzes the conceptions of Science teachers from the Initial Grades of Elementary School, from a municipal school in the state of Mato Grosso do Sul, regarding the importance and applicability of experimentation in Science Teaching. The general objective of the investigation is to analyze the impediments and difficulties pointed out by teachers for the little use of the Experimental Scientific Approach in Science classes in the early years. With a quantitative-qualitative nature, the investigation uses bibliographical research and empirical data collection through a semi-structured questionnaire with the school teachers, who made their considerations about the experimentation in their formation and the teaching practice in the classroom. The Iramuteq software is used to process the data collected from the teachers. The reflection on experimentation will be systematized through considerations of dialogic education proposed by Paulo Freire and theorists who discuss experimentation in Science Teaching, such as Angotti (2015), Giacomini (2015), Pernambuco (2002) and Delizoicov (2008). The results show that the applicability of experimentation is still considered a great challenge by teachers, being little developed in pedagogical practice. Teachers point out the lack of specific materials to carry out the experimentation, such as glassware and a laboratory, and the priority of activities aimed at literacy, as some obstacles present in teaching practice, contributing to the non-inclusion of experimental classes in their teaching practices. It is hoped that this work can contribute to teachers in discussing the topic, motivating their interest and curiosity, demystifying beliefs and provoking reflection on the need to mediate knowledge in experimentation. |
Palavras-chave: | Experimentação Ensino Básico Professores de Ciências |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4477 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO JULIANA FERNANDES FINALIZADA.pdf | 778,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.