Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4455
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Autor(es): | MADRUGA, Rosely dos Santos |
Primeiro orientador: | ANACHE, ALEXANDRA AYACH |
Resumo: | A inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior enfrentou impedimentos devido a questões relativas à exclusão, ao preconceito e à inclusão alienante, uma inclusão que ocorre dentro do sistema educacional. Tal inclusão é um fenômeno atual, presente nas discussões dos pesquisadores da área da Educação Especial. Nessa pesquisa, tem-se como objetivo analisar como as universidades públicas e privadas do estado de Mato Grosso do Sul se configuraram para oferecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes com deficiência, altas habilidades e superdotação. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi documental, exploratória e descritivo-analítica, na perspectiva da Teoria Histórico-cultural, a partir do materialismo histórico dialético. Para a construção da pesquisa, empregou-se como instrumentos entrevistas semiestruturadas encaminhadas aos participantes da pesquisa responsáveis pelos núcleos de acessibilidade das universidades participante via Google Docs e análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucionais disponibilizados nos sites oficiais das universidades participantes. Como resultados, analisa-se que, embora as universidades estejam buscando adequação, ainda não foi superada uma configuração de AEE considerada alienante, sendo que a constituição de um AEE que vise à inclusão e não à exclusão implicaria o investimento na formação dos professores ingressantes nas instituições de ensino superior, o tratamento dessa temática no Plano de Desenvolvimento Institucional junto à educação inclusiva e a proposição de mudanças na cultura institucional das universidades, de modo a formação de técnicos para realizar esse atendimento figurasse nos planos de capacitação, visando a inclusão efetiva em detrimento de um AEE que se restrinja ao campo discursivo. |
Abstract: | The inclusion of students with disabilities in Higher Education faced impediments due to issues related to exclusion, prejudice and alienating inclusion. Said inclusion is a current phenomenon, present in the discussions of researchers in the area of Special Education. In this research, we aim to analyze how the public and private higher education institutions (HEI) in the State of Mato Grosso do Sul organize themselves to offer the students with disabilities, high abilities and giftedness. The research used documentary, exploratory, descriptive analytic methodology from the perspective of Cultural Historical Theory based on dialectical historical materialism. The question that led to our discussions was how public and private universities were configured to offer the Specialize Educational Assistance (SEA) for those students in the state of Mato Grosso do Sul. For the elaboration of the research, we used structured instruments such as questionnaires and semi-structured interviews, documentary analysis, and exploratory research on participating HEI sites. As a result, we analyzed that, although the HEIs are looking for adaptation, it is still required a lot of struggle to get out of what we refer to as the alienating SEA towards a SEA that aims to include and not exclude, being part of the training curriculum for incoming teachers, colleges, universities and of the Institutional Development Plans, aimed at changing the institutional culture of the universities and being on the technical training plans to carry out this service with a view to inclusion in a way that it does not keep itself just a part of the inclusion discourse. |
Palavras-chave: | Atendimento Educacional Especializado. Educação Superior. Inclusão. Teoria Histórico-cultural. Estudantes público-alvo da educação especial. Specialized Educational Assistance. Tertiary Education. Inclusion. Cultural Historical Theory. Special Education Target Audience Students. |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | FAED |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande) |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4455 |
Data do documento: | 6-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rosely.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons