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Tipo: Dissertação
Título: CONTEÚDO DA/DE ARTE EM DISSERTAÇÕES E TESES (2010 A 2017): APROXIMAÇÕES ÀS ORIENTAÇÕES/DISCUSSÕES CURRICULARES
Autor(es): SERROU, Ana Lúcia
Primeiro orientador: TAVARES SILVA, Fabiany de Cássia
Resumo: Este estudo faz parte do programa de pesquisa do/no Observatório de Cultura Escolar (OCE), que toma como fontes e objetos de estudos documentos curriculares dos espaços da educação formal e não formal. As dissertações e teses analisadas foram escritas no período de 2010 a 2017 em Programas de Pós-graduação em Educação e Artes e se propuseram a pensar/discutir/problematizar conteúdos da/de Arte, particularmente, as Artes visuais, localizados em documentos curriculares elaborados em âmbito nacional e local. Foram identificados os conteúdos em sete produções acadêmicas, sendo seis dissertações e uma tese, ancorados nos procedimentos da pesquisa qualitativa. Na estruturação das análises, optou-se pelo objetivo de construir um estado do conhecimento sobre o tratamento de conteúdos de Arte, identificando e analisando as apropriações da/de Arte desenhadas nas dissertações e teses e problematizando os conteúdos da/de arte retirados dos documentos curriculares e tratados como os conhecimentos poderosos de Arte. Entende-se estado do conhecimento como instrumento que nos aproxima dos movimentos atuais acerca do objeto de investigação, oferecendo uma noção abrangente do nível de interesse acadêmico e direcionando, com mais exatidão, para itens a serem explorados – reforço de resultados encontrados ou criação de novos ângulos para o tema de estudo – abrindo, assim, inúmeras oportunidades de enriquecimento da investigação. Em conclusão, o estudo aponta que o que tem sido pesquisado sobre a Arte e identificado como conteúdos parte da identificação de que são poderosos pela/na escolha, mas, nas análises, configuram estudo/discussão distante do currículo.
Abstract: The study is part of the research program of/in the Observatory of School Culture, which takes as sources and objects of studies curricular documents produced in formal and non-formal education. The dissertations and theses analyzed were written from 2010 to 2017 in Post-Graduate Programs in Education and Arts and aimed to think / discuss / problematize contents from/of Art, particularly Visual Arts, located in curricular documents both nationally and locally. Seven academic productions were identified, namely six dissertations and one thesis that adopted qualitative research procedures. The analyses were guided by the objective of constructing a state of knowledge about the treatment of Art contents, by identifying and analyzing the appropriations from/of the Art designed in dissertations and theses and problematizing the contents from/of art in curricular documents and treated as the powerful awareness of Art. The state of knowledge is here seen as an instrument which brings us closer to the current movements about the object of investigation, offering a comprehensive notion about the level of the academic interest and directing, with more accuracy, to items to be explored – by reinforcing the results or creating new angles for the topic of study – thus opening innumerable opportunities to enrich the investigation. In conclusion, the study points out that what has been researched about the Art and identified as contents depart from the identification that these are powerful by/in the choice, but, in the analyses, they constitute a study/discussion distant from the curriculum.
Palavras-chave: Estado do Conhecimento; Dissertações e teses; Arte; Educação Básica.
State of Knowledge; Dissertations and Theses; Art; Basic Education.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4452
Data do documento: 14-Jun-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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