Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4445
Tipo: | Dissertação |
Título: | LIVROS DE OCORRÊNCIAS: INSTRUMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Autor(es): | PAIXÃO, Ricardão Aparecido da |
Primeiro orientador: | OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento |
Resumo: | Este estudo investiga e discute alguns elementos constitutivos dos conflitos existentes no cotidiano escolar através da análise dos discursos contidos nos registros do Livro de Ocorrências e a compreensão da inter-relação entre os estudantes e a escola. Tomamos como objeto o Livro de Ocorrências de uma escola pública do Estado de Mato Grosso do Sul, vinculada a Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina, no estado de Mato Grosso do Sul, registrada como Escola do Campo, visto que a maioria dos estudantes são oriundos de fazendas e assentamentos. A escola em questão fica situada em um distrito há 57 km do município. Na proposta de análise confrontaremos os registros e ou excertos com algumas incursões as reflexões de Michel Foucault especificamente a obra Vigiar e punir, objetivando verificar as questões teóricas vinculadas à ideologia, sujeito e as relações de poder que se dão na e pela linguagem, embora Foucault não aborde explicitamente o conceito violência, mas as relações de poder e saber. É uma pesquisa documental, tendo em vista a necessidade de análise dos excertos contidos neste objeto e a referenciação bibliográfica. A coleta do material de pesquisa compreende o período do ano letivo de 2017 e 2018. Para concretização dos objetivos apontaremos se este dispositivo continua sendo utilizado como uma ferramenta de controle, inibição e punição para aqueles que transgridem o regimento (Leis, regras) vigente e imposto no ambiente escolar, bem como o discurso predominante nestes registros. Destaca-se, dentre os resultados desta pesquisa que este dispositivo (LOE) continua sendo utilizado como uma ferramenta de controle, inibição e punição para aqueles que transgridem o regimento escolar. Acrescentamos ainda que não buscamos afirmar ou fazer generalizações, mas ousamos dizer que os discursos mencionados nas análises sempre convergem para um mesmo, são paráfrase do Discurso autoritário. |
Abstract: | This study investigates and discusses some of the constituent elements of conflicts in school life through the analysis of the discourses contained in the Book of Occurrences and the understanding of the interrelation between students and the school. We take as object the Book of Occurrences of a public school of the State of Mato Grosso do Sul, linked to the Municipal Network of Teaching of Nova Andradina, in the state of Mato Grosso do Sul, registered as Field School, since the majority of the students are from farms and settlements. The school in question is located in a district 57 km from the municipality. In the proposal of analysis we will confront the records and excerpts with some forays into the reflections of Michel Foucault specifically the work Vigiar and punir, aiming to verify the theoretical issues linked to the ideology, subject and power relations that occur in and by language, although Foucault do not explicitly address the concept of violence, but the relations of power and knowledge. It is a documentary research, considering the need to analyze the excerpts contained in this object and the bibliographic reference. The research material collection will cover the period of the 2017 and 2018 school year. In order to achieve the objectives we will indicate if this device continues being used as a tool of control, inhibition and punishment for those who transgress the current (Laws, rules) regiment and imposed in the school environment, as well as the predominant discourse in these records. It is noteworthy, among the results of this research that this device (LOE) continues being used as a tool of control, inhibition and punishment for those who transgress the school regiment. We also add that we do not seek to affirm or make generalizations, but we dare to say that the discourses mentioned in the analyzes always converge for the same, are paraphrase of the authoritarian Discourse. |
Palavras-chave: | Escola; Livros de ocorrência; Disciplina. School; Occurrence books; Discipline. |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | FAED |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande) |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4445 |
Data do documento: | 29-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ricardo.pdf | 553,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons