Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4362
Tipo: Dissertação
Título: JORNAL ESCOLAR ABC LITERÁRIO: REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DAS PRÁTICAS ESTUDANTIS DOS SECUNDARISTAS DO CENTRO EDUCACIONAL OSVALDO CRUZ, EM DOURADOS - SUL DE MATO GROSSO NA DÉCADA DE 1960
Autor(es): AGUIAR, Cintia Medeiros Robles
Primeiro orientador: ASSIS, JACIRA HELENA DO VALLE PEREIRA
Resumo: A pesquisa tem por fonte principal e objeto de pesquisa o Jornal escolar ABC Literário, produzido por e para estudantes do Centro Educacional Osvaldo Cruz de Dourados, na década de 1960. A problemática consiste em interrogar como determinadas práticas, moldadas pelos discursos veiculados no Jornal se tornam representações simbólicas estudantis. A suposição é de que o Jornal cumpre um papel representativo de comunicação, no qual a mensagem veiculada exprime e representa enunciadores e enunciatários. O objetivo geral é compreender como se constroem representações simbólicas a partir das apropriações culturais veiculadas no impresso ABC Literário e suas pretensões de moldar os pensamentos e as condutas, mais especificamente: a) Identificar, descrever e analisar elementos que possam contribuir na construção da historicidade do Jornal ABC Literário; b) captar a ilussio do campo da imprensa estudantil, a fim de compreender qual foi o produto da relação de cumplicidade entre a hexis e o ethos dos secundaristas. A hipótese que sustenta a pesquisa é a de que o impresso estudantil configura uma possível abordagem das questões que envolvem o ensino secundário ginasial de forma a trazer à tona vestígios que integram e evidenciam o regional. Os referenciais teóricos que ancoram a pesquisa são os estudos de Pierre Bourdieu e Roger Chartier. As fontes interrogadas são documentos oficiais, acervo do Osvaldo Cruz doado ao Centro de Documentação Regional da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados, imprensa periódica, livros de memória e relatos. Também, são mobilizadas fontes iconográficas e entrevistas produzidas com agentes-produtores do Jornal. As informações foram organizadas pela técnica de Análise de Conteúdo, com fundamento em Laurence Bardin. A pesquisa se insere na linha de pesquisa “Educação, Cultura, Sociedade” ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como resultados, aponta-se que das publicações impressas no ABC Literário emergem distintas representações da educação, que se apresentam em paradoxos, pois o Jornal se constituiu tanto em um espaço de representação estudantil dos secundaristas pelos integrantes que aceitaram a ilussio inicial e a acataram como condição e direito de entrada, empregando estratégias de conservação com a eleição dos já eleitos, como também criou espaços para estratégias de subversão que visam ao mesmo fim, qual seja, a “tomada” do poder simbólico, neste caso, por mudança do que é considerado legítimo. Assim, enunciador e enunciatário cumpriam um papel representativo de comunicação pelas mensagens veiculadas no Jornal. O Osvaldo Cruz não apenas transmitia conhecimentos, mas também produzia um habitus a partir das identificações de gênero e de classe, as quais foram produzidas por meio de relações de desigualdade, haja vista que a instituição de ensino esteve intrinsecamente comprometida com a manutenção de uma sociedade dividida e fez isso cotidianamente, ao mobilizar como ferramenta o Jornal escolar. Em síntese, há o reconhecimento que as relações de dominação masculina construíram representações simbólicas na classe estudantil, logo o estudo contribui na desestabilização das divisões entre os sexos e na problematização da conformidade com o "natural".
Abstract: The main source and research object of the research is the school newspaper ABC Literário, produced by and for students of the Osvaldo Cruz de Dourados Educational Center, in the 1960s. The problem consists in interrogating how certain practices, shaped by the speeches published in the newspaper, make student symbolic representations. The assumption is that the newspaper plays a representative role in communication, in which the message conveyed expresses and represents enunciators and enunciates. The general objective is to understand how symbolic representations are constructed from the cultural appropriations conveyed in the ABC Literário printout and its pretensions to shape thoughts and behavior, more specifically: a) Identify, describe and analyze elements that can contribute to the construction of the historicity of the ABC Literário newspaper; b) to capture the illusion of the student press field, in order to understand what was the product of the complicity relationship between hexis and the high school ethos. The hypothesis that supports the research is that the student form configures a possible approach to the issues, which involve secondary high school in order to bring out traces that integrate and highlight the regional. The theoretical frameworks that anchor the research are the studies of Pierre Bourdieu and Roger Chartier. The sources questioned are official documents, Osvaldo Cruz collection donated to the Regional Documentation Center of the Faculty of Human Sciences of the Federal University of Grande Dourados, periodical press, memory books and reports. Also, iconographic sources and interviews produced with agents-producers of the newspaper are mobilized. The information was organized using the Content Analysis technique, based on Laurence Bardin. The research is part of the research line “Education, Culture, Society” linked to the Study and Research Group in Anthropology and Sociology of Education, of the Graduate Program in Education, at the Faculty of Education, Federal University of Mato Grosso do Sul a result, it is pointed out that from the publications printed in ABC Literário, different representations of education emerge, which are presented in paradoxes, at the same time that the Journal constituted itself as a space for student representation of high school students by the members who accepted the initial illusion. and that accepted it as a condition and right of entry, and employed conservation strategies - electing those already elected, also created spaces for subversion strategies that aim at the same end, that is, the “taking” of symbolic power, in this case, by changing what is considered legitimate. Thus, enunciator and enunciate played a representative role of communication through the messages conveyed in the newspaper. Osvaldo Cruz not only transmitted knowledge, but also produced a habitus based on gender and class identifications, and these were produced through relations of inequality, given that the educational institution was intrinsically committed to maintaining a society divided and did it daily, using the school newspaper as a tool. In summary, there is the recognition that male-dominated relationships have built symbolic representations in the student class, so the study contributes to destabilizing divisions between the sexes and problematizing conformity with the "natural".
Palavras-chave: Impresso estudantil. Estudantes secundaristas. Dominação simbólica
Student press. High school students. Symbolic domination
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4362
Data do documento: 2-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CINTIA ROBLES.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons