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Tipo: Dissertação
Título: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS RIBEIRINHAS NO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE
Autor(es): RIOS, Elisângela Corrêa
Primeiro orientador: PIATTI, Célia Beatriz
Resumo: O presente estudo está associado à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças” e tem como objetivo compreender como o professor de Educação Física atua nas escolas ribeirinhas na região de Corumbá em Mato Grosso do Sul, precisamente, no Pantanal sul -mato-grossense. O aporte teórico-metodológico deste trabalho ancora-se na teoria histórico-cultural, representada por Vygotsky e seus interlocutores. Para a análise dos dados, realizou-se a análise documental do Projeto Político-Pedagógico das escolas selecionadas e uma entrevista semiestruturada com uma diretora, duas coordenadoras e três professores da área de Educação Física em três escolas ribeirinhas, vinculadas à Secretaria de Educação de Corumbá em Mato Grosso do Sul. A seleção das escolas foi por serem as que atualmente, tem em seu quadro, professores de Educação Física. Frente as análises tecidas, considera-se que a convivência na natureza, nas aulas de Educação Física, pode contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, pois as práticas pedagógicas podem ser consideradas em harmonia com o natural, uma vez que as escolas encontram-se nesse contexto de grande espaço natural, e conclui-se que os espaços naturais não são utilizados para as atividades da disciplina de Educação Física, pois não apresentam possibilidades de serem explorados em sua amplitude. A impossibilidade de uso dos espaços naturais não se configura em um problema, mas poderia ser sanado com a criação de espaços que pudessem suprir essa dificuldade oferecendo aos professores de Educação Física possibilidades de cumprir com os objetivos dessa área, introduzindo atividades as quais pudessem favorecer a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, dessas escolas, em todos os aspectos necessários ao seu desenvolvimento social, físico e intelectual.
Abstract: This study is associated with the research line “Formative processes, educational practices, differences” and aims to understand how the Physical Education teacher works in riverside schools in the region of Corumbá in Mato Grosso do Sul, precisely, in the southern Pantanal – grossense. The theoretical-methodological contribution of this work is anchored in the historical-cultural theory, represented by Vygotsky and his interlocutors. For the analysis of the data, a documentary analysis of the Political-Pedagogical Project of the selected schools was carried out and a semi-structured interview with a principal, two coordinators and three teachers in the area of Physical Education in three riverside schools, linked to the Department of Education of Corumbá in Mato Grosso do Sul. The selection of schools was due to the fact that they currently have Physical Education teachers on their staff. In the light of the woven analyzes, it is considered that coexistence in nature, in Physical Education classes, can contribute to the development of students, as pedagogical practices can be considered in harmony with the natural, since schools are in this context of great natural space, and it is concluded that the natural spaces are not used for the activities of the discipline of Physical Education, because they do not have possibilities of being explored in its amplitude. The impossibility of using natural spaces is not a problem, but it could be remedied with the creation of spaces that could overcome this difficulty by offering Physical Education teachers possibilities to meet the objectives of this area, introducing activities that could favor the learning and development of students, from these schools, in all aspects necessary for their social, physical and intellectual development.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Educação Física e Escolas Ribeirinhas.
Pedagogical Practices, Physical Education and Riverside Schools.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4361
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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