Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIOS, Elisângela Corrêa-
dc.date.accessioned2022-02-21T20:04:16Z-
dc.date.available2020-03-28-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4361-
dc.description.abstractThis study is associated with the research line “Formative processes, educational practices, differences” and aims to understand how the Physical Education teacher works in riverside schools in the region of Corumbá in Mato Grosso do Sul, precisely, in the southern Pantanal – grossense. The theoretical-methodological contribution of this work is anchored in the historical-cultural theory, represented by Vygotsky and his interlocutors. For the analysis of the data, a documentary analysis of the Political-Pedagogical Project of the selected schools was carried out and a semi-structured interview with a principal, two coordinators and three teachers in the area of Physical Education in three riverside schools, linked to the Department of Education of Corumbá in Mato Grosso do Sul. The selection of schools was due to the fact that they currently have Physical Education teachers on their staff. In the light of the woven analyzes, it is considered that coexistence in nature, in Physical Education classes, can contribute to the development of students, as pedagogical practices can be considered in harmony with the natural, since schools are in this context of great natural space, and it is concluded that the natural spaces are not used for the activities of the discipline of Physical Education, because they do not have possibilities of being explored in its amplitude. The impossibility of using natural spaces is not a problem, but it could be remedied with the creation of spaces that could overcome this difficulty by offering Physical Education teachers possibilities to meet the objectives of this area, introducing activities that could favor the learning and development of students, from these schools, in all aspects necessary for their social, physical and intellectual development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas Pedagógicas, Educação Física e Escolas Ribeirinhas.pt_BR
dc.subjectPedagogical Practices, Physical Education and Riverside Schools.pt_BR
dc.titleA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS RIBEIRINHAS NO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1PIATTI, Célia Beatriz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8574153185322729pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346589901602234pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo está associado à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças” e tem como objetivo compreender como o professor de Educação Física atua nas escolas ribeirinhas na região de Corumbá em Mato Grosso do Sul, precisamente, no Pantanal sul -mato-grossense. O aporte teórico-metodológico deste trabalho ancora-se na teoria histórico-cultural, representada por Vygotsky e seus interlocutores. Para a análise dos dados, realizou-se a análise documental do Projeto Político-Pedagógico das escolas selecionadas e uma entrevista semiestruturada com uma diretora, duas coordenadoras e três professores da área de Educação Física em três escolas ribeirinhas, vinculadas à Secretaria de Educação de Corumbá em Mato Grosso do Sul. A seleção das escolas foi por serem as que atualmente, tem em seu quadro, professores de Educação Física. Frente as análises tecidas, considera-se que a convivência na natureza, nas aulas de Educação Física, pode contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, pois as práticas pedagógicas podem ser consideradas em harmonia com o natural, uma vez que as escolas encontram-se nesse contexto de grande espaço natural, e conclui-se que os espaços naturais não são utilizados para as atividades da disciplina de Educação Física, pois não apresentam possibilidades de serem explorados em sua amplitude. A impossibilidade de uso dos espaços naturais não se configura em um problema, mas poderia ser sanado com a criação de espaços que pudessem suprir essa dificuldade oferecendo aos professores de Educação Física possibilidades de cumprir com os objetivos dessa área, introduzindo atividades as quais pudessem favorecer a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, dessas escolas, em todos os aspectos necessários ao seu desenvolvimento social, físico e intelectual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAEDpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISANGELA CORREA RIOS.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons