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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuiz Henrique Ortelhado Valverde-
dc.date.accessioned2022-01-21T20:05:13Z-
dc.date.available2022-01-21T20:05:13Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4293-
dc.description.abstractEducação Ambiental Crítica, Educação Problematizadora, Dialogicidade-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação ambiental, formação de professores-
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UTOPIA OU DESAFIO? EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Icleia Albuquerque de Vargas-
dc.description.resumoA busca da inserção de uma Educação Ambiental em uma perspectiva crítica no planejamento e ação dos professores foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa, que levou a realização de uma Formação Continuada em Educação Ambiental com docentes atuantes na modalidade da Educação de Jovens e Adultos de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, no município de Campo Grande/MS. A formação ocorreu no formato a distância em consequência da pandemia da COVID-19. Utilizando se de recursos tecnológicos digitais, em especial, da plataforma Google Classroom, a formação foi constituída de Rodas de Conversas, Web Diálogos e Desafios interativos, com a intencionalidade de identificar quais contribuições os professores em processo de formação continuada propõem para a realização de uma Educação Ambiental Crítica. Os conteúdos produzidos pelos docentes foram analisados segundo o referencial de Bardin (1977), desse modo, foram elegidas categorias fundamentadas em consonância com algumas correntes de Educação Ambiental de Sauvé (2005), destacando para identificação como enfoque dominante as perspectivas pragmáticas e críticas da Educação Ambiental. Foi apurado que a perspectiva conservadora da Educação Ambiental esteve presente em todo percurso da formação, no entanto, ao longo do trajeto, foi se reduzindo, permitindo espaço às reflexões e contribuições críticas, abraçando os pressupostos de Paulo Freire como elementos necessários para uma Educação Ambiental problematizadora e dialógica, cuja função foi transformar o olhar para a prática educativa em sala de aula, em especial com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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