Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4241
Tipo: Dissertação
Título: Os quadrinhos como recursos didáticos para a construção de conceitos sobre cadeias alimentares no ensino de Ciências
Título(s) alternativo(s): Comics as teaching resources for building concepts about food chains in science teaching
Autor(es): Cabreira, Juliana da Silva
Primeiro orientador: Vinholi Júnior, Airton José
Resumo: Por meio deste estudo, de abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e exploratórios, e de natureza aplicada, foi estabelecida uma possibilidade de interface entre alguns conceitos de Ecologia e uma História em Quadrinhos (HQ’s). Para tal relação, propusemos um material potencialmente significativo à construção de conceitos ecológicos sobre as Cadeias Alimentares fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Visamos a elaboração de um material passível de ser relacionável com o conhecimento prévio do estudante, inovador sob o ponto de vista didático do ensino de ecologia, de fácil divulgação, adaptável pelo docente e que traga contribuições ao campo do Ensino de Ciências. Para tanto, inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico acerca das principais dificuldades dos estudantes sobre o conteúdo Cadeia Alimentar e também identificamos as estratégias e abordagens didáticas utilizadas no ensino do conteúdo em foco, sendo que as mais utilizadas nas aulas de Ciências da Natureza e Biologia, identificadas nos trabalhos, foram os jogos didáticos, as dinâmicas, as atividades práticas, os vídeos e outros recursos visuais. Levando-se em consideração as possibilidades temáticas que envolvem o conteúdo em foco, o uso de diferentes estratégias torna as aulas mais envolventes e interessantes, e é exatamente nesse ponto que se encontram as Histórias em Quadrinhos. Os quadrinhos representam uma interessante possibilidade no ensino do conteúdo Cadeia Alimentar. Assim, planejamos e elaboramos um material intitulado “Cadeia Alimentar em quadrinhos”, com o potencial de favorecer uma aprendizagem significativa sobre esse conteúdo. Ademais, visando facilitar a ação docente na utilização desse material, também elaboramos um Guia Didático, denominado “Ensinando Cadeia Alimentar por meio dos recursos dos quadrinhos”. Acreditamos que o docente encontrará nesses materiais diversas sugestões metodológicas para que possa eleger e adaptá-las de acordo com sua realidade. Como perspectiva de continuidade desta pesquisa, temos como objetivo trabalhar com o material desenvolvido e compartilhá-lo, promovendo a difusão da temática dos quadrinhos em pesquisas no Ensino de Ciências, e apresentar os resultados encontrados neste estudo no contexto de formação continuada de professores, buscando incentivar uma prática docente com vistas à contribuição do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Abstract: Through this study, with a qualitative approach, with descriptive and exploratory objectives, and of an applied nature, a possibility of an interface between some concepts of Ecology and a comic book (comic book) was established. For such a relationship, we proposed a potentially significant material for the construction of ecological concepts about Food Chains based on the Theory of Meaningful Learning (TAS). We aim to develop a material that can be related to the student's prior knowledge, unedited from the didactic point of view of teaching ecology, easy to disseminate, adaptable by the teacher and that brings contributions to the field of Science Teaching. To do so, we initially carried out a bibliographic survey about the main difficulties of students regarding the Food Chain content and also identified the strategies and didactic approaches used in teaching the content in focus, the most used in Natural Sciences and Biology classes, identified in the works, there were educational games, dynamics, practical activities, videos and other visual resources. Taking into account the thematic possibilities that involve the content in focus, the use of different strategies makes the classes more engaging and interesting, and this is exactly where the Comics are. Comics represent an interesting possibility in teaching the Food Chain content. Thus, we planned and developed a material entitled “Comic Food Chain”, with the potential to promote significant learning about this content. Furthermore, aiming to facilitate the teaching action in the use of this material, we have also created a Didactic Guide, called “Teaching the Food Chain through the resources of the comics”. We believe that teachers will find in these materials several methodological suggestions so that they can choose and adapt them according to their reality. As a perspective to continue this research, we aim to work with the developed material and share it, promoting the dissemination of the theme of comics in research in Science Education, and to present the results found in this study in the context of continuing teacher education, seeking encourage a teaching practice with a view to contributing to the teaching and learning process of students.
Palavras-chave: Cadeia Alimentar
Aprendizagem Significativa
História em Quadrinhos
Material Potencialmente Significativo
Ensino de Ciências
CNPq: Ensino-Aprendizagem
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4241
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CABREIRA, J.S. Dissertação_VF.pdf5,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.