Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4139
Tipo: | Tese |
Título: | FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MATO GROSSO DO SUL |
Autor(es): | Cristiano Figueiredo dos Santos |
Primeiro orientador: | Vera de Mattos Machado |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objeto de investigação a sexualidade dos/nos currículos da formação inicial docente em ciências biológicas no Mato Grosso do Sul, tendo por objetivo geral a descrição e análise de como e se sexualidade é abordada nos currículos da formação inicial docente em ciências biológicas nas Universidades públicas no Mato Grosso do Sul. A postura teórica que sustentou este trabalho se aproxima da orientação pós-crítica, assumindo não somente, mas principalmente, inspirações foucaultianas para uma perspectiva de análise discursiva. O corpus de análise de nossa pesquisa constituiu-se por duas vias, sendo, por um lado, extraídas dos projetos pedagógicos dos cursos investigados e, por outro, das experiências relatadas por profissionais das Universidades em entrevistas. Os resultados indicaram que sexualidade é abordada em todos os cursos de graduação em licencitura em ciências biológicas das Universidades investigadas. A maioria dos projetos pedagógicos analisados faz menção, nos objetivos ou ementas, à sexualidade/gênero. As abordagens se fazem por discussões que incluem “orientação sexual”, “educação sexual”, “relações de gênero”, “questões de gênero” e “sexualidade”. A sexualidade é acionada nos cursos por, pelo menos, quatro vieses, que incluem “emergência de uma situação/sala de aula”, “inclusão/diversidade/direitos humanos/discriminação”, “atividades complementares/trabalho de conclusão de curso/semana acadêmica” e “corpo/saúde/doença”. Em relatos, práticas discursivas foram enunciadas permeadas por violências de gênero e episódios de homofobia e transfobia. Foi possível apreender enunciados acerca do que é ou não conhecimento específico nos cursos de graduação, sobre saúde, direitos humanos, relações de gênero e sobre corpos que permitiram explorar suas condições de possibilidade e evidenciar elementos da função enunciativa em seus procedimentos de controle do discurso. Considera-se que a formação inicial docente para o trabalho com a educação para sexulidade é pertinente e necessária em cursos de ciências biológicas. Nesse sentido, a defesa que se faz é por uma abordagem currícular que se desvincule de aspectos essencializantes e biologizantes e que se aproxime da perspectiva da educação para sexualidades. |
Abstract: | This research had as object of investigation the sexuality of/in the curricula of initial teacher education in biological sciences in Mato Grosso do Sul, with the general objective of describing and analyzing how and if sexuality is addressed in the curricula of initial teacher education in biological sciences in Public Universities in Mato Grosso do Sul. The theoretical stance that supported this work approaches the post-critical orientation, assuming not only, but mainly, Foucaultian inspirations for a perspective of discursive analysis. The corpus of analysis of our research was constituted in two ways, being, on the one hand, extracted from the pedagogical projects of the investigated courses and, on the other hand, from the experiences reported by professionals from the Universities in interviews. The results indicated that sexuality is addressed in all undergraduate courses in biological sciences at the investigated universities. Most of the pedagogical projects analyzed mention sexuality/gender in the objectives or menus. The approaches are made through discussions that include “sexual orientation”, “sexual education”, “gender relations”, “gender issues” and “sexuality”. Sexuality is triggered in courses by at least four biases, which include “emergence of a situation/classroom”, “inclusion/diversity/human rights/discrimination”, “complementary activities/course completion work/academic week ” and “body/health/disease”. In reports, discursive practices were enunciated permeated by gender violence and episodes of homophobia and transphobia. It was possible to apprehend statements about what is or is not specific knowledge in undergraduate courses, about health, human rights, gender relations and about bodies that allowed exploring their conditions of possibility and highlighting elements of the enunciative function in their discourse control procedures. It is considered that initial teacher training to work with education for sexuality is relevant and necessary in biological science courses. In this sense, the defense that is made is for a curriculum approach that detaches itself from essentializing and biologizing aspects and that approaches the perspective of education for sexualities. |
Palavras-chave: | : 1. Currículo. 2. Sexualidade. 3. Formação Docente. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4139 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Cristiano_UFMS_versaoultima.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.