Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4094
Tipo: Dissertação
Título: A Reforma Curricular do Ensino Médio no Brasil: Uma Análise na Perspectiva da Educação como Direito e em Direitos Humanos.
Autor(es): Fabiola Xavier Vieira Garcia
Primeiro orientador: Paulo Fioravante Giareta
Resumo: A pesquisa realizou uma análise da política de reforma do Ensino Médio, formalizada pela Lei nº 13.415 de 2017, articulada à proposta de reforma curricular materializada na BNCC – Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, na perspectiva do direito das crianças e jovens. Esta tem o objetivo de elucidar, a partir da análise da reforma curricular do Ensino Médio, os impactos legais às diretrizes da educação em direitos humanos. Metodologicamente, a pesquisa se estrutura a partir da concepção dialética, com base na investigação documental. A pesquisa confere centralidade à análise das mudanças ocorridas com a implementação desta Lei em relação ao Ensino Médio, buscando resgatar o contexto histórico anterior à referida mudança, com uma análise tanto histórica do Ensino Médio, quanto do impacto ocorrido devido às mudanças realizadas através da referida Lei que, ao promover uma profunda alteração curricular, precisa indicar como vai garantir uma educação articulada aos princípios da educação em direitos humanos nesta etapa de formação.
Abstract: The research seeks to make an analysis of the reform policy of High School, formalized by Law nº 13.415 of 2017, articulated to the curricular reform proposal materialized in the BNCC - Base Nacional Comum Curricular for High School, from the perspective of the rights of children and teenages. It responds for the purpose of elucidating, from the analysis of the curricular reform of High School, the legal impacts to the guidelines of education in human rights. Methodologically, the research is structured based on the dialectical conception, contributed by the documentary analysis. The research gives centrality to the analysis of the changes that occurred with the implementation of this Law in relation to High School, seeking to rescue the historical context prior to the referred change. with both a historical analysis of high school education and the impact that occurred due to the changes made through the aforementioned Law, which, by promoting a profound curricular change, needs to indicate how it will guarantee an education articulated to the principles of human rights education in this stage of formation.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Reforma Curricular. Ensino Médio
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4094
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FABIOLA XAVIER VIEIRA GARCIA.pdf542,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.