Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4052
Tipo: Tese
Título: DIÁLOGOS EDUCACIONAIS ENTRE LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL
Autor(es): Suelen Regina Patriarcha Graciolli
Primeiro orientador: Angela Maria Zanon
Resumo: A presente investigação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e está vinculada a linha de pesquisa em Educação Ambiental. Problematizamos a relação da Literatura Infantil na promoção de diálogos entre temas de relevância socioambiental e ambiental, e definimos como objetivo geral, analisar as possibilidades do trabalho docente, envolvendo a Literatura Infantil para a construção de concepções críticas de Educação Ambiental e Educação Científica. Com a pesquisa qualitativa e o delineamento descritivo, investigamos as possibilidades do trabalho docente com as professoras da Educação Infantil, sujeitos da pesquisa, por meio do grupo focal, memorial e a luz da análise de conteúdo. Deste modo, buscamos compreender as evidências significativas para elucidação do objeto de investigação. Por meio da análise de conteúdo dos dados, encontramos quatro Categorias de Análise: A Literatura Infantil como promotora de diálogos entre temas de relevância para as crianças no âmbito cultural e socioambiental; O uso das estratégias pedagógicas a partir da Literatura Infantil na infância; A Educação Ambiental e a Ciência na Literatura Infantil; Vivências da infância persistentes na fase adulta. A análise dos dados permitiu-nos ainda, construir uma Matriz de análise de Literatura Infantil com foco na Educação Ambiental e Educação Científica, a partir da interpretação das transcrições do grupo focal, da revisão bibliográfica sobre Letramento Científico/Alfabetização Científica, Educação Ambiental, e Literatura Infantil; além da categorização dos aportes teóricos. Consideramos que a construção de um instrumento de análise de literatura, possa de modo complementar, auxiliar o(a) professor(a) na intencionalidade de escolher literaturas que aproximem as crianças do universo científico. O memorial escrito pelas professoras, nos trouxeram reflexões profundas sobre a influência das nossas vivências na construção das memórias e o quanto essas lembranças influenciam nosso planejamento do tempo presente e futuro. Nesse sentido, acreditamos que é necessário pensar nas inter-relações entre a Literatura Infantil e os demais saberes trabalhados na instituição educativa, pois, a partir das literaturas, contadas, narradas ou lidas, a criança fará sua interpretação e criação a partir da cultura em que está inserida. Consideramos, deste modo, que a construção de conhecimento da criança é influenciada por suas experiências, e acreditamos que a literatura seja fundamental para o desenvolvimento da imaginação, emoções e criticidade, além de contribuinte na formação de sujeitos livres, autônomos, participativos, conscientes de si e do mundo em que vivem.
Abstract: This investigation was developed at the Graduate Program in Science Teaching at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) and is linked to the line of research in Environmental Education. We problematize the relationship of Children's Literature in promoting dialogues between themes of socio-environmental and environmental relevance, and we define as a general objective, to analyze the possibilities of teaching work, involving Children's Literature for the construction of critical conceptions of Environmental and Scientific Education. With qualitative research and descriptive design, we investigated the possibilities of teaching work with teachers of Early Childhood Education, research subjects, through the focus group, memorial and the light of content analysis. Thus, we seek to understand the significant evidence to elucidate the object of investigation. Through data content analysis, we found four Categories of Analysis: Children's Literature as a promoter of dialogues between themes of relevance to children in the cultural and socio-environmental scope; The use of pedagogical strategies based on Children's Literature in childhood; Environmental Education and Science in Children's Literature; Persistent childhood experiences into adulthood. Data analysis also allowed us to build a Matrix for the analysis of Children's Literature with a focus on Environmental Education and Science Education, from the interpretation of the transcripts of the focus group, the bibliographical review on Scientific Literacy/Scientific Literacy, Environmental Education, and Children's literature, in addition to the categorization of theoretical contributions. We consider that the construction of a literature analysis instrument can, in a complementary way, help the teacher in the intention of choosing literature that brings children closer to the scientific universe. The memorial written by the teachers brought us deep reflections on the influence of our experiences in the construction of memories and how these memories influence our planning for the present and future. In this sense, we believe that it is necessary to think about the interrelationships between Children's Literature and other knowledge worked in the educational institution, because, based on literature, told, narrated or read, the child will interpret and create from the culture in that is inserted. In this way, we consider that the construction of children's knowledge is influenced by their experiences, and we believe that literature is fundamental for the development of imagination, emotions, and criticality, as well as contributing to the formation of free, autonomous, participatory, aware of themselves and the world in which they live.
Palavras-chave: Educação Científica
Narrativas infantis
Educação Infantil
Matriz de análise de Literatura Infantil
Experiências de vida.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4052
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_SuelenPatriarcha.pdf5,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.