Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4022
Tipo: Tese
Título: Engenharia Didática em um processo de formação continuada: um estudo de conhecimentos de uma professora de matemática
Autor(es): RENAN GUSTAVO ARAUJO DE LIMA
Primeiro orientador: Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Resumo: A presente investigação tem como objetivo geral analisar conhecimentos de uma professora de Matemática que participa de um processo de formação continuada pautado nas etapas da Engenharia Didática. Para isso, tomamos como base pesquisas que versam sobre o processo de formação continuada, que apresentam críticas nas ações que não levam em consideração a realidade do professor e a ausência do mesmo durante o processo de concepção da formação, para a proposição de um processo formativo que buscasse superar possíveis dificuldades. Como aporte teórico da pesquisa utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Vergnaud, que fornece um quadro teórico acerca do desenvolvimento cognitivo do sujeito diante das situações propostas, em especial as ideias de conhecimentos operatórios e predicativos do sujeito e conhecimentos em ação. Além disso, pautamo-nos na Engenharia Didática que utilizamos como aporte no desenvolvimento dos momentos da formação proposta, a partir das fases que a compõe. Nesse sentido, propusemos um curso de extensão para os professores de Matemática do município de Coxim – MS, com o intuito de realizar um processo formativo que estivesse pautado nas fases que compõem a metodologia de pesquisa da Engenharia Didática. O curso de extensão, que teve a participação de uma professora de Matemática que lecionava em turmas do 6º ao 9º, foi desenvolvido em 14 encontros, com periodicidade semanal, no 2º semestre de 2018. Considerando as necessidades e interesse da docente, foram trabalhados os temas de frações, números decimais, sistemas de equações do 1º grau e relações métricas na circunferência. Para cada tema percorremos os momentos que constituem a Engenharia Didática, realizando o estudo preliminar do tema, elaboração e análise a priori da sequência didática, a experimentação e a análise a posteriori e a validação da sequência. Realizamos essa organização pois acreditamos que durante os encontros seria possível perpassar por situações que contribuíssem para a formação da professora, tanto em aspectos matemáticos, quanto didáticos. Os dados analisados na pesquisa foram oriundos das gravações de áudio e o diário de bordo dos encontros, além dos planejamentos da professora. Em nossas análises evidenciamos que a professora manifestava, com frequência, a forma operatória do conhecimento, com a mobilização de procedimentos e algoritmos de resolução diante das situações propostas. Entretanto, ao tentar justificar essas estratégias, ela tinha dificuldade em relacionar propriedades, relações e justificativas envoltas na situação, componentes da forma predicativa do conhecimento. Nesse sentido, durante os encontros houve situações que desestabilizaram os conhecimentos matemáticos docente, levando-a a momentos de reflexão, possibilitando a construção de conhecimentos. Em relação aos conhecimentos didáticos, verificamos que a docente mobilizava alguns elementos relacionados à ênfase de situações que privilegiavam o uso de técnicas de resolução, além de acreditar que seus alunos necessitavam de sua ajuda para a resolução das atividades, de modo que modelamos esses conhecimentos como conhecimentos em ação didáticos. No decorrer do processo formativo, a professora se deparou com situações, como a análise a posteriori das atividades, que a levaram a repensar suas escolhas, apresentando vestígios de novos conhecimentos didáticos. Por fim, destacamos o uso da Engenharia Didática no processo de formação continuada de professores, apresentando alguns limites do contexto profissional que dificultam o trabalho, como a necessidade de seguir o cronograma e calendário escolar, e potencialidades, das quais destacamos a utilização de elementos da Engenharia Didática durante o trabalho do professor, como os preceitos da análise a priori e posteriori
Abstract: This investigation has the general objective of analyzing the knowledge of a Mathematics teacher who participates in a process of continuing education based on the Didactic Engineering stages. For this, we considered as a base researches that deal with the process of continuing education, which present criticisms in actions that don’t take into account the reality of the teacher and his or her absence during the process of conception of formation, for the proposition of a formative process that sought to overcome possible difficulties. As a theoretical basis to the research, we used the Theory of Conceptual Fields proposed by Vergnaud, which provides a theoretical framework about the individual’s cognitive development in the face of the proposed situations, especially the ideas of the operative knowledge and predicatives of subject and knowledge in action. Besides, we were guided by the Didactic Engineering that we used as a contribution in the development of the moments of the proposed training, starting from the phases that compose it. In this sense, we proposed an extension course for Mathematics teachers in the city of Coxim - MS, in order to execute a training process that was guided by the phases that compose the Didactic Engineering research methodology. The extension course, which had the participation of a Mathematics teacher who taught in classes from the 6th to the 9th, was developed in 14 meetings, weekly, in the 2nd semester of 2018. Considering the needs and interest of the teacher, the topics covered were fractions, decimal numbers, systems of equations of the 1st degree and metric relations in the circumference. For each topic, we went through the moments that constitute Didactic Engineering, carrying out the preliminary study of the theme, elaboration and a priori analysis of the didactic sequence, the experimentation and a posteriori analysis and the validation of the sequence. We organized like this, because we believed that during the meetings it would be possible to go through situations that contributed to the formation of the teacher, both in mathematical and didactic aspects. The data analyzed in the research came from audio recordings and the meeting logbook, in addition to the teacher's plans. In our analysis, we showed that the teacher frequently manifested the operative form of knowledge, with the mobilization of procedures and resolution algorithms in the face of the proposed situations. However, when trying to justify these strategies, she found it difficult to relate properties, relationships and justifications involved in the situation, components of the predicative form of knowledge. In this sense, during the meetings, there were situations that destabilized the mathematical knowledge of the teacher, leading her to moments of reflection, enabling the construction of knowledge. In relation to didactic knowledge, we found that the teacher mobilized some elements related to the emphasis of situations that favored the use of resolution techniques, in addition to believing that her students needed her help to solve the activities, so that we model this knowledge as didactic knowledge in action. During the formative process, the teacher was faced with situations, such as a posteriori analysis of the activities, which led her to rethink her choices, showing traces of new didactic knowledge. Finally, we highlight the use of Didactic Engineering in the process of continuing education for teachers, presenting some limits of the professional context that hinder the work, such as the need to follow the school timetable and calendar, and potentialities, of which we highlight the use of elements of Didactic Engineering during the teacher's work, such as the precepts of a priori and a posteriori analysis.
Palavras-chave: Formação continuada. Conhecimento matemático. Conhecimento em ação didático. Conhecimentos operatórios. Conhecimentos predicativos.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4022
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Renan Gustavo A. de Lima.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.