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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3985
Tipo: | Tese |
Título: | ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO E TEORIA DA POLIDEZ EMPREGADAS NAS SOLUÇÕES CONSENSUAIS DE LITÍGIOS: MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO |
Autor(es): | Claudia Poliana de Escobar de Araujo |
Primeiro orientador: | Vanessa Hagemeyer Burgo |
Resumo: | Este trabalho visa a investigar, dentro de uma perspectiva sociointeracional da língua falada, as dificuldades de uso da linguagem nas audiências de soluções consensuais de conflitos: mediação e conciliação. O aporte teórico está fundamentado, especialmente, nos princípios da Análise da Conversação, Linguística Forense, Polidez, Trabalho de Face, Pragmática e Argumentação. No que se refere ao desenvolvimento deste trabalho, foram consideradas as técnicas de mediação (BRASIL, 2016) como parâmetros de análise, assim como o emprego de estratégias linguísticas e paralinguísticas para aplicação dessas técnicas. Para a constituição do corpus, utilizamos os seguintes procedimentos: para coleta de dados qualitativos, utilizamos, inicialmente, entrevistas com mediadores para levantamento do problema de pesquisa. Em seguida, foi desenvolvido um Projeto de Ensino de Graduação, que colaborou como um laboratório para as próximas etapas de coleta de dados desta pesquisa. Assim, obtivemos, também, dados naturais da realidade observada em audiências reais de mediação, que resultou na produção de um material para capacitação dos mediadores (E-book); dados naturais do projeto de ensino – transcrições conforme Preti (2003), de audiências simuladas e do feedback quanto à efetividade da intervenção linguística; dados quantitativos, coletados por meio de um formulário on-line, respondido pelos participantes do Projeto de Ensino de Graduação. Em razão de nosso envolvimento e intervenção linguística no âmbito jurídico no contexto das audiências de mediação e conciliação, a metodologia apresenta-se com natureza aplicada e que pode ser considerada como uma pesquisa de campo e pesquisa-ação. De acordo com os resultados obtidos, observamos que a proposta de intervenção linguística – E-book e capacitação linguística – contribuiu de forma significativa no andamento das audiências simuladas em que foram testadas. Cabe destacar, ainda, que as técnicas de mediação, as quais apresentaram alterações mais expressivas foram: Validação de Sentimentos, Recontextualização e Organização de Interesses e Sentimentos. Estes dados revelaram a importância do linguista junto aos profissionais que dependem da comunicação para efetivação de seu trabalho, especialmente, no ambiente jurídico, que foi nosso contexto de estudo. |
Abstract: | This work aims to investigate, within a social-interactional perspective of the spoken language, the difficulties in the use of language in consensual conflict resolution hearings: mediation and conciliation. The theoretical framework is mainly based on the principles of Conversation Analysis, Forensic Linguistics, Politeness, Facework, Pragmatics and Argumentation. Concerning the development of this work, mediation techniques were considered as analysis parameters, as well as the use of linguistic and paralinguistics strategies for the application of these techniques. The corpus is composed of the following procedures: in order to collect qualitative data, we initially use interviews with mediators to survey the research problem. Then, we developed an Undergraduate Teaching Project that collaborated as a laboratory for the next steps of data collection in this research. Thus, we also obtained natural data from the reality observed in real mediation hearings, which resulted in the production of material for training mediators (E-book); natural data from the teaching project – transcripts according to Preti (2003), from the simulated hearings and from feedback regarding the effectiveness of the intervention by means of the E-book and linguistic training; quantitative data collected by means of an online form, answered by the participants of the Undergraduate Teaching Project. Due to our involvement and linguistic intervention in the legal field in the context of mediation and conciliation hearings, the methodology has an applied nature that can be considered as field research and action research. According to the findings, we observed that the proposal for linguistic intervention – E-book and linguistic training – contributed a great deal to the progress of the simulated hearings in which they were tested. We also highlight that the mediation techniques that showed the most significant changes were: Validation of Feelings, Recontextualization and Organization of Interests and Feelings. These data revealed the importance of the linguist with professionals who depend on communication for the accomplishment of their work, especially in the legal environment, which was our context of studies. |
Palavras-chave: | Análise da Conversação. Pragmática. Linguística Forense. Mediação e Conciliação. Estratégias Linguísticas |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3985 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
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