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Tipo: Dissertação
Título: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Autor(es): Vanderlei Braulino Queiroz
Primeiro orientador: Sonia da Cunha Urt
Resumo: RESUMO Vinculado à pesquisa: “As contribuições da Psicologia Histórico-cultural para a compreensão do adoecimento do professor no Ensino Superior” (FACCI, M.), o presente estudo diante da intensificação do trabalho e sua precarização, historicamente produzidos nas sociedades capitalistas, procura responder o seguinte problema: Quais os modos de preservação ou promoção da saúde, que os professores universitários utilizam como enfrentamento ao adoecimento? tem por objetivo investigar as possibilidades de enfrentamento ao adoecimento do professor universitário. Para tal, o presente estudo faz uso dos pressupostos teóricos metodológicos da Psicologia Histórico-cultural. Realiza um breve panorama histórico sobre a compreensão do adoecimento e da atividade do professor universitário; expõe ainda alguns conceitos fundamentais, tais como atividade, trabalho, resistência e enfrentamento, utilizados na análise dos dados obtidos empiricamente. Os dados empíricos se constituem de tabelas sobre atestados e licenças dos professores universitários da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, nos anos de 2005 a 2019. Questionários aplicados aos Professores da área de humanas da UFMS e entrevistas com alguns desses professores, supostamente os menos adoecidos. Dadas as análises se conclui que são diversas as possibilidades de enfrentamento ao adoecimento dos professores universitários, dentre os quais a resistência por meio de atividades ditas individuais e a resistência ativa, na forma de organização coletiva. Percebe-se que há maior incidência da resistência e conclui que a possibilidade de enfrentamento ao adoecimento do professor enquanto resistência ativa, se torna mais efetiva devido ao seu caráter coletivo. Palavras-chave Enfrentamento ao adoecimento Psicologia Histórico-cultural Professor universitário
Abstract: SUMARY Linked to the research: "The contributions of Historical-cultural Psychology to the understanding of teacher illness in Higher Education" (FACCI, M.), the present study in the face of the intensification of work and its precariousness, historically produced in capitalist societies, seeks to answer the following problem: What ways of preservation or health promotion, which university professors use as a confrontation with illness? Therefore, it aims to investigate the possibilities of coping with the illness of the university professor. For this, the present study makes use of the methodological theoretical assumptions of Historical-cultural Psychology. It provides a brief historical overview of the understanding of illness and the activity of the university professor; it also exposes some fundamental concepts, such as activity, work, resistance and coping, used in the analysis of empirically obtained data. The empirical data are tables on attestates and licenses of university professors of the Federal University of Mato Grosso do Sul, from 2005 to 2019. Questionnaires applied to teachers in the humanities area of UFMS and interviews with some of these teachers, supposedly the least sick. Given the analyses, it is concluded that there are several possibilities of coping with the illness of university professors, among which resistance through so-called individual activities and active resistance, in the form of collective organization. It is perceived that there is a higher incidence of resistance and concludes that the possibility of coping with the teacher's illness as active resistance becomes more effective due to its collective character. Key words Coping with illness Historical-cultural psychology University professor
Palavras-chave: .Enfrentamento ao adoecimento - Psicologia Histórico-Cultural - Professor Universitário
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3889
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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