Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3882
Tipo: Livro
Título: Psicologia histórico-cultural na universidade: pesquisas implicadas
Título(s) alternativo(s): Historical-cultural psychology at the university: implied research
Autor(es): Bellenzani, Renata
Carvalho, Bruno Peixoto
Camargo, Ana Flávia Bezerra Toledo
Palhuzi, Bárbara Caroline Celestino
Fernandes, Carolina de Oliveira
Milani, Giovana Durat
Silva, Graziela Lucchesi Rosa da
Pacini, Jassonia Lima Vasconcelos
Ferreira, Jean Paulo Bom
Souza, Larissa
Almeida, Melissa Rodrigues de
Jesus, Nataly Batista de
Santiago, Nathânia Vaz
Netto, Nilson Berenchtein
Martin, Sueli Terezinha Ferrero
Manoel, Vinícius do Prado
Schühli, Vitor Marcel
Resumo: Para finalizar, considero este livro um material combativo nesta direção, de somar a outros estudos que avançam, nos limites do campo Psi, para além de uma Psicologia que naturaliza as consequências da sociedade de classes e busca tão somente “adaptar” os indivíduos que sofrem a uma sociedade barbarizada e desumanizada em sua essência. Caminha na direção de uma Psicologia que denuncia e se posiciona na luta, em conjunto com outras forças sociais, pela superação desta forma de sociabilidade. Para além do produtivismo, afirma nos dizeres de Florestan, as funções sociais construtivas da Universidade. (Prefácio, Silvana Calvo Tuleski) *** Como se pode vislumbrar nessa apresentação, a obra estabelece diálogos com áreas clássicas da psicologia, mobilizando inflexões nos modos como uma variedade de fenômenos têm sido historicamente abordados: grupos e grupalidades; violência contra as mulheres; problemas desenvolvimentais e do processo de escolarização; sofrimento psíquico; o social na clínica psicológica; medidas e testes psicológicos. Portanto, essa produção mobiliza a diversidade dos campos de pesquisa e atuação profissional em psicologia, quais sejam: Psicologia dos Grupos, Psicopatologia e Saúde Mental, Psicologia Clínica, Avaliação Psicológica, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia do Desenvolvimento e História da Psicologia. Eis a natureza implicada do livro que apresentamos aos leitores: os trabalhos estão implicados com a urgente necessidade de superação da sociedade de classes e com uma psicologia que – em seus fundamentos e em sua prática – expresse as tendências de tal projeto societário. (Apresentação, Renata Bellenzani e Bruno Peixoto Carvalho)
Abstract: Finally, I consider this book a combative material in this direction, to add to other studies that advance, within the limits of the Psi field, beyond a Psychology that naturalizes the consequences of class society and seeks only to "adapt" individuals who suffer to a society barbarized and dehumanized in its essence. It moves towards a Psychology that denounces and positions itself in the struggle, together with other social forces, to overcome this form of sociability. In addition to productivism, affirms, in the words of Florestan, the constructive social functions of the University. (Preface, Silvana Calvo Tuleski) *** As can be seen in this presentation, the work establishes dialogues with classic areas of psychology, mobilizing inflections in the ways in which a variety of phenomena have been historically approached: groups and groupings; violence against women; developmental and schooling process problems; psychic suffering; the social in the psychological clinic; psychological measures and tests. Therefore, this production mobilizes the diversity of fields of research and professional practice in psychology, namely: Group Psychology, Psychopathology and Mental Health, Clinical Psychology, Psychological Assessment, School and Educational Psychology, Developmental Psychology and History of Psychology. Here is the implied nature of the book we present to readers: the works are involved with the urgent need to overcome class society and with a psychology that – in its foundations and in its practice – expresses the tendencies of such a societal project. (Presentation, Renata Bellenzani and Bruno Peixoto Carvalho)
Palavras-chave: Psicologia educacional
Psicologia escolar
Psicologia social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3882
Data do documento: Jul-2021
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Psicologia Histórico - Cultural na universidade.pdf9,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons