Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3882
Tipo: | Livro |
Título: | Psicologia histórico-cultural na universidade: pesquisas implicadas |
Título(s) alternativo(s): | Historical-cultural psychology at the university: implied research |
Autor(es): | Bellenzani, Renata Carvalho, Bruno Peixoto Camargo, Ana Flávia Bezerra Toledo Palhuzi, Bárbara Caroline Celestino Fernandes, Carolina de Oliveira Milani, Giovana Durat Silva, Graziela Lucchesi Rosa da Pacini, Jassonia Lima Vasconcelos Ferreira, Jean Paulo Bom Souza, Larissa Almeida, Melissa Rodrigues de Jesus, Nataly Batista de Santiago, Nathânia Vaz Netto, Nilson Berenchtein Martin, Sueli Terezinha Ferrero Manoel, Vinícius do Prado Schühli, Vitor Marcel |
Resumo: | Para finalizar, considero este livro um material combativo nesta direção, de somar a outros estudos que avançam, nos limites do campo Psi, para além de uma Psicologia que naturaliza as consequências da sociedade de classes e busca tão somente “adaptar” os indivíduos que sofrem a uma sociedade barbarizada e desumanizada em sua essência. Caminha na direção de uma Psicologia que denuncia e se posiciona na luta, em conjunto com outras forças sociais, pela superação desta forma de sociabilidade. Para além do produtivismo, afirma nos dizeres de Florestan, as funções sociais construtivas da Universidade. (Prefácio, Silvana Calvo Tuleski) *** Como se pode vislumbrar nessa apresentação, a obra estabelece diálogos com áreas clássicas da psicologia, mobilizando inflexões nos modos como uma variedade de fenômenos têm sido historicamente abordados: grupos e grupalidades; violência contra as mulheres; problemas desenvolvimentais e do processo de escolarização; sofrimento psíquico; o social na clínica psicológica; medidas e testes psicológicos. Portanto, essa produção mobiliza a diversidade dos campos de pesquisa e atuação profissional em psicologia, quais sejam: Psicologia dos Grupos, Psicopatologia e Saúde Mental, Psicologia Clínica, Avaliação Psicológica, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia do Desenvolvimento e História da Psicologia. Eis a natureza implicada do livro que apresentamos aos leitores: os trabalhos estão implicados com a urgente necessidade de superação da sociedade de classes e com uma psicologia que – em seus fundamentos e em sua prática – expresse as tendências de tal projeto societário. (Apresentação, Renata Bellenzani e Bruno Peixoto Carvalho) |
Abstract: | Finally, I consider this book a combative material in this direction, to add to other studies that advance, within the limits of the Psi field, beyond a Psychology that naturalizes the consequences of class society and seeks only to "adapt" individuals who suffer to a society barbarized and dehumanized in its essence. It moves towards a Psychology that denounces and positions itself in the struggle, together with other social forces, to overcome this form of sociability. In addition to productivism, affirms, in the words of Florestan, the constructive social functions of the University. (Preface, Silvana Calvo Tuleski) *** As can be seen in this presentation, the work establishes dialogues with classic areas of psychology, mobilizing inflections in the ways in which a variety of phenomena have been historically approached: groups and groupings; violence against women; developmental and schooling process problems; psychic suffering; the social in the psychological clinic; psychological measures and tests. Therefore, this production mobilizes the diversity of fields of research and professional practice in psychology, namely: Group Psychology, Psychopathology and Mental Health, Clinical Psychology, Psychological Assessment, School and Educational Psychology, Developmental Psychology and History of Psychology. Here is the implied nature of the book we present to readers: the works are involved with the urgent need to overcome class society and with a psychology that – in its foundations and in its practice – expresses the tendencies of such a societal project. (Presentation, Renata Bellenzani and Bruno Peixoto Carvalho) |
Palavras-chave: | Psicologia educacional Psicologia escolar Psicologia social |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3882 |
Data do documento: | Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Psicologia Histórico - Cultural na universidade.pdf | 9,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons